Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Como fica sem Vital e a liderança regional de RC


26/11/2014

Foto: autor desconhecido.

 

BRASILIA – Pela ordem cronológica em que os fatos foram anunciados nesta quarta-feira pelo portal WSCOM, de fato a saida do senador Vital do Rego Filho de deixar a atividade politica para se dedicar ao Tribunal de Contas da União, agora com formalização concretizada, tem tido repercussão e desdobramentos porque repõe o ex-senador Raimundo Lira no jogo da Politica paraibana e mexe no tabuleiro de 2018.


Antes de avaliar os efeitos Vital, registremos como fato da mais alta importancia a informacao dada em primeira mão pelo WSCOM, segundo o qual o governador Ricardo Coutinho será o anfitrião da primeira reunião dos governadores eleitos do Nordeste nk proximo dia 9 de dezembro. De fato, é agenda que sinaliza a liderança do Socialista fora da Paraiba, embora o encontro seja dentro do Estado.
 
OS EFEITOS VITAL
 
Primeiro, de forma concreta, a saida dele do processo politico afeta diretamente a sucessao de 2018, agora na contagem para que esteja sendo disputada por Cassio Cunha Lima, Luciano Cartaxo, etc podendo tenuamente ter Veneziano suscedendo o senador.
 
A familia Vital em si fica desfalcada de um estrategista que sai da cena politica. O PMDB também é afetado porque perdeu um "candidato natural".
 
Como disse anteriormente, ele abre espaços para a volta do empresário e ex-senador Raimundo Lira, um politico de perfil pragmático e de construção de projetos correndo poucos riscos e de tendência a cumprir os ditames do partido, o PMDB, mas sem manequim de radical oposicionista, muito ao contrário, costuma acompanhar o governo.
 
Isto significa dizer que Dilma Rousseff não terá prejuizo na Base Aliada.
 
A OUTRA ASCENSÃO DE RICARDO
 
O fato de Ricardo ser o primeiro dos anfitrioes dos governadores eleitos tem simbologia porque gera efeito para fora do Estado da Paraiba na perspectiva de que apresenta como liderança regional para cima.
 
Afora esse aspecto residual de acumulo de experiencia como reeleito, pesa daqui em diante o papel que jogara como dissidente do PSB nacional trabalhando para o PSB ficar no apoio ao Governo diferentemente do que quer outros lideres socialistas.
 
O QUE VAO DISCUTIR
 
Conforme nos informou o senador e governador eleito do Piaui, Wellington Dias, em primeira mão, em João Pessoa os governadores vao ajustar criterios para a retomada do Forum dos Governadores, este programado para 15 de janeiro, alinhando as principais questões ligadas ao desenvolvimento do Nordeste.
 
ULTIMA
 
" A água do rio sempre corre para o mar…"

O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.