Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A crise se acentua nos Impressos


10/11/2014

Foto: autor desconhecido.

O ano de 2014 chega ao final computando números adversos para veículos impressos de todo o País, em face do crescimento devastador da notícia na WEB, mesmo sendo a base de produção a partir de empresas constituídas em mídias tradicionais, tanto que a Folha de São Paulo acaba de anunciar a demissão de diversos jornalistas de padrão qualificado, como é o caso de Eliane Castanhêde e Fernando Rodrigues.

No caso específico de Eliane tem também a ver com seu engajamento exagerado com o PSDB e a candidatura de Aécio Neves. Como a Folha querendo dizer ao mercado que não quer saber mais de favorecimento aos Tucanos diante da necessidade de se relacionar com o Governo Dilma Rousseff.

Mas, grandes impérios como a Editora Abril também estão convivendo com o Vermelho das contas, em face da conjuntura provocada pela WEB e a retração muito forte registrada entre os Anunciantes.

Um exemplo: a HYUNDAI até 2013 anunciava nos veículos impressos cinco Páginas por edição. Em 2014, reduziu para 1 Página e também na quantidade de veículos inserido no seu Planejamento.

No caso da Abril, onde lá se instalou o QG anti-PT e anti-Dilma, o problema se amplia também pela crise de relacionamento institucional com o Poder Central.

Trocando em miúdos, não há mais outro caminho senão encarar a dura realidade de migração para a Plataforma digital, antes que o problema de Receita e Despesa se acentue em face da queda na compra do produto em bancas. O modelo negocial e comercial está na WEB e ponto final.

MERCADO PARAIBANO

É óbvio atestar que, se no grande centro econômico chamado São Paulo a crise por lá se instalou pela redução do incremento publicitário, imagine a cena da Paraiba onde expressivo percentual vive na dependência dos Governos de uma forma em geral.

No caso da Prefeitura de João Pessoa, há um alento processual e de futuro em 2015 pela ampliação do volume de verbas na casa dos R$ 15 milhões, algo que expressa crescimento por isso o Secretário Marcos Vinicius fala e projeta invocações nos próximos tempos.

No caso do Governo do Estado, o Secretário Luis Torres só retorna ao batente na próxima terça-feira quando o mercado ficará sabendo quais as novidades e volumes financeiros projetados para 2015.

ÚLTIMA

"É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais, do que receber.
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer…"

 

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.