Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Os números das pesquisas na Paraíba


25/10/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Dois institutos de pesquisas, o Ibope e o Ipesp, produziram para veículos do Grupo da Rede Paraíba de Comunicação as últimas projeções de véspera de mais uma disputadíssima campanha eleitoral para o governo da Paraiba.

Nos dois casos, o candidato à reeleição Ricardo Coutinho aparece na frente do candidato de Oposição, Cássio Cunha Lima, com vantagem na reta final de campanha.

Pelo Ibope, RC tem 53% contra 47% em favor de Cássio, enquanto no Ipesp Ricardo aparece com 52% e CCL com 48%. Neste último caso, poderia ser encarado um empate técnico mesmo numericamente favorável ao socialista.

Ninguém de boa consciência ignora o fato de que, mesmo sendo vantagem pequena, apertada, mesmo assim anima a militância – algo que Cássio precisará fazer durante todo o dia de domingo na perspectiva de virar o jogo.

Na verdade, os números apontam para resultado advindo da estrutura de campanha do governador por ter mais meios e a máquina operando a seu favor de forma intensa.

Não implica, contudo, que a parada está resolvida definitivamente porquanto se trata de uma eleição renhida com ligeira vantagem pró Ricardo.

Há quem diga que pode dar tudo, enquanto resultado neste domingo, mas a pesquisa derradeira das urnas não vai falhar e dirá quem será o governador a partir de 2015.

 

 

DILMA CONSOLIDADA

Embora institutos como o Sensus se preste a apresentar números favoráveis ao candidato Aécio Neves, no mercado das pesquisas de opinião os três principais institutos apontam a projeção de Dilma Rousseff neste domingo.

Para o Ibope, a petista tem 53% das intenções contra 47% de Aécio; na Vox Populis ela tem 53% e o tucano 46% e o Datafolha dá 52% contra 48%. Neste último caso, o candidato do PSDB explora a condição em tese de empate técnico.

O fato é que, mesmo com todos os esforços dos interessados anti-petistas, as projeções apontam margem relevante de votos de Dilma sobre Aécio.

CHEGA DE AGRESSÃO!

A quebradeira registrada ontem no prédio da Editora Abril, proprietária da Revista Veja, merece todo repúdio máximo possível porque não será com violência que se resolverá questões políticas de fundo.

Felizmente tanto Dilma quanto Aécio repudiaram os atos de vandalismo, da mesma forma que a sociedade organizada.

Discutir o papel e inserção da Veja e de outros grandes veículos no engajamento sistemático de campanhas contra o Governo Dilma e o PT não pode jamais ter tratamento à base da violência, como fizeram um grupo de estudantes socialistas (não do PT).

CONVERSA INFUNDADA

Nas redes sociais corre uma conversa improcedente dando conta de queixas do prefeito Luciano Cartaxo a conchavos políticos de bastidores envolvendo Ricardo, Maranhão, Estela, etc.

Conforme informação de Fonte muito próxima do prefeito, ele está engajado na campanha e assim se manterá.

ÚLTIMA

“Quem sabe faz a hora/ não espera acontecer…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.