Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Os primeiros números do segundo turno


15/10/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Como costumamos pontuar são em tese duas situações diferentes – serão que são? – gerando leituras diferentes e em tese em lógica comum envolvendo as disputas para presidente e governador da Paraíba. No caso federal, a projeção de empate técnico entre Aécio e Dilma com ligeira vantagem pro tucano é valor considerável mas, por se impor como empate técnico tudo pode.

O fato neste caso,  mais importante,  é o estancamento de queda  Dilma no crescimento de Aécio e a possibilidade dela assumir a reversão na próxima pesquisa.

Ela tende a virar a parada.

O CASO DA PARAIBA

O que vamos abordar não é mais importante do que uma lógica em tese presumível e não registrada: o governador e candidato à reeleição chegou muito próximo de seu adversário no primeiro turno com margem de 1,8%, entretanto, mesmo possuindo as maquias federal, estadual e municipal não conseguiu superar Cássio até agora.

A nova pesquisa revelada pelo Instituto IPESP avaliando as projeções de segundo turno apontam que o candidato a governador pelo PSDB, Cássio Cunha Lima, melhorou sua posição na capital do Estado e ampliou sua disputa em Campina Grande.

Por isso mesmo, conforme o IPESP, “Na pesquisa com os votos válidos, excluindo brancos e nulos, Cássio lidera com 53% contra 47% de Ricardo. Já na espontânea, o tucano obteve 46% das intenções de voto e o adversário obteve 41%. Os votos brancos e nulos somaram 3% e os indecisos 9%”.

EFEITOS

Para quem é Governo e está em desvantagem a perspectiva é desqualificar os números, da mesma forma que o candidato de Oposição deve cuidar da euforia para não se deixar encantar-se antes do tempo.

O governador Ricaro é raposa, experiente, mas pela primeira vez está diante de um lider com mesmos predicativos (ou até mais) do que, conforme a pesquisa.

PERCEPÇÃO DA COLUNA

Todos os números indicam até agora para márgem de segurança pró Cássio em torno de 1,8%. Depois perguntem, o número final.

DUAS DECISÕES FUNDAMENTAIS

À quem interessar possa: até terça-feira duas decisões vão mexer com o tabuleiro político da Paraiba.

Mexe mesmo. A primeira deve sair na sexta-feira.

ÚLTIMA

“Quem ri por último/ ri melhor…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.