Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Dilma X Aécio: Retórica, propostas e conceitos


15/10/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}O primeiro debate no segundo turno promovido pela BAND começou a permitir aos eleitores um juízo de valor mais próximo da realidade de cada um dos candidatos, no caso Dilma Rousseff e Aécio Neves.

A impressão geral pela performance dos presidenciáveis levando em conta os debates anteriores ficou mais fácil de compreender que existem dois projetos diferentes de administrar o Brasil de 2015 em diante.

Do ponto-de-vista conceitual de programas de Governo,  a presidenta insiste em manter o emprego, o valor salarial, incentivos à economia com controle da inflação através de políticas públicas buscando a retomada do desenvolvimento enfatizando que mesmo beirando o teto da inflação – de fato um bicho inaceitável – não há desemprego nem perda salarial.

Já em contra-ponto, o candidato Aécio expõe o desejo de apresentar um Governo de mudança ao legado do PT mas que seja eficiente, por quanto passou o debate inteiro falando em ineficiência, buscando investidores para dar com credibilidade meios da retomada do desenvolvimento.

DILMA ENQUADROU AÉCIO NO TEMA CORRUPÇÃO

Pela primeira vez, de todos os debates existentes, a candidata do PT tratou de acusações e fatos de corrupção no PSDB e de atos aéticos de Aécio em Minas, como foi construir um aeroporto em terra de um tio.

Falou dos escândalos do PSDB quando, segundo ela, todos os envolvidos estão soltos enquanto nos casos em que ela mandou apurar quem tem culpa foi punido.

Diferentemente dos outros debates, Aécio não manteve a acusação permanente de escândalos na Petrobras e não respondeu a nenhuma das citações de escândalos nos Governos do PSDB.

PROPOSTAS DISTINTAS

A candidata Dilma tem uma vinculação de metas de Governo sem se afastar das medidas econômicas e políticas mas que favoreça ao emprego e ao trabalhador aquecendo a iniciativa privada.

Não abre mão, portanto, do Papel do Estado como fomentador social da redução das desigualdades favorecendo a todos mas, em primeira mão à maioria dos que precisam – a tal massa real.

Aécio expõe um modelo de Governo voltado na essência da Social Democracia que é abrir a economia para a iniciativa privada ter prioridades nas políticas de desenvolvimento.

NA RETÓRICA

O primeiro debate ao se espremer todos os momentos de enfrentamentos e propostas mostra que a disputa é dura com propostas diferentes.

No quesito estético e retorial, Aécio tem desempenho distinto embora no frigir dos ovos a moral e postura de Dilma não permita concluir por um resultado determinante como foi o da Rede Globo.

Foi esta a síntese do primeiro round.

ÚLTIMA

“Vai passar nesta avenida/
Um samba popular…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.