Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A adesão do PMDB nesta quarta-feira


08/10/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}O anúncio nesta quarta-feira do apoio oficial do PMDB à candidatura de Ricardo Coutinho significou fato político relevante nesta fase da campanha de segundo turno, mesmo porque se estende no decorrer do dia à vinda em João Pessoa da presidenta Dilma Rousseff, algo que não fez das vezes anteriores.

Mesmo com toda a crítica que possa existir em torno de RC, não dá para ignorar sua capacidade de agir politicamente com resultados surfando com desenvoltura nas conjunturas à frente porque, depois de atrair o apoio estratégico do PT e do prefeito Luciano Cartaxo, no primeiro turno, agora é a vez da adesão do PMDB – partido de relevância na Paraíba, de sorte no País.

Apesar da existência de dissidência no âmbito estadual, ou seja diante da posição assumida pelos deputados Manoel Junior, Trocolly Junior, Gervásio Filho e até a neutralidade de Hugo Mota, o fato é que a situação criada pelo PMDB, sobretudo o senador eleitor José Maranhão se constitui e fato relevante na campanha.

Resta saber se o eleitorado peemedebista seguirá a orientação da cúpula sabendo que há setores partidários em crise pela relação difícil com o governador.

Mas para Ricardo foi bom além da conta.

DILMA EM PRIMEIRO LUGAR

Embora existam amuos localizados, o pragmatismo político é quem está vingando na conjuntura paraibana reforçando a campanha de Dilma em nível inesperado há algum tempo atrás porque, entre outros fatores, contribuirá para a retomada da Frente de Esquerda na Paraiba como não se via.

E isto pode fazer a diferença no segundo turno, mesmo diante de um adversário forte.

CÁSSIO BUSCA O REFORÇO

Enquanto o governador age em João Pessoa, o candidato do PSDB, Cássio Cunha Lima se reúne em Brasilia com Aécio Neves buscando construir o apoio estrutural de que precisa nesta nova fase.

Como o PSDB faltou com o Tucano paraibano no primeiro turno é provável que com os ventos das pesquisas ele possa ter reforço, inclusive financeiro.

PRECONCEITO INACEITÁVEL

A fala do ex-presidente FHC reduzindo o nível intelectual dos Petistas e dos Nordestinos como um todo acendeu o debate sobre o preconceito inaceitável que muita gente do Sul e Sudeste nutre por nossa gente.

Merece repúdio tamanho racismo que só nos remete aos tempos de discriminação absurda dos tempos passados nos quais a Elite brasileira nunca tolerou partilhar Oe bens em nível federativo e, intelectualmente, sempre estiveram tipificados na relação social presente em “Casa Grande & Senzada”, de Gilberto Freyre, algo inconcebível nos tempos atuais.

Nossa gente, nosso Nordeste merecem respeito, que é bom e nós gostamos.

Abaixo o Racismo.

ÚLTIMA

“Imagine o Brasil ser dividido/
E o Nordeste ficar independente…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.