Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A “esperteza” de Ricardo e a Opção tucana de Cássio


07/10/2014

Foto: autor desconhecido.

Quando chegar às 18 horas desta quarta-feira com Ricardo Coutinho recepcionando a presidenta Dilma Rousseff com aplausos do PMDB – leia-se Vital Filho, Veneziano, Temer, etc, há de se concluir: o lider do PSB é um encantador de serpentes que sabe usá-las, mas usá-las muito mesmo ao sabor de seus interesses. Neste conjunto, precisamos entender e conhecer os antídotos que Cassio Cunha Lima usará para neutralizar a “ordem vigente” e ser vencedor.

Antes, mesmo que todos esqueçam, lembremos que desde o PSB então comandado pela combativa vereadora Nadja Palitot, o atual lider socialista chegou de mansinho, como não querendo e querendo até desalojar a advogada brilhante tirando dela o comando do partido então sacramentado por Miguel Arraes, mas que na onda seguinte (alô Eduardo Campos) ele se fez comandante da legenda.

Daí em diante desfalcou o PT levando centenas de militantes para seu então Coletivo de lutas. Parecia um Airbus moderno ideologicamente mas que, como mostra a história, virou um terço – terço ideológico trocado por pragmatismo.

Passo seguinte foi “encantar” o PMDB, maior partido da capital, oferecendo a Vice a Manoel Junior com dias contados para se efetivar. Eleito, na reeleição deixou Maranhão com o cachimbo caído desprezando os pemedebistas mas construindo sua campanha à reeleição ao seu modo. Veio a campanha municipal, tirou de tempo Luciano Agra- seu melhor amigo – e optou por Estelizabel Bezerra, desconhecida e reverberadora do que pensa sua Excelência.
 

Antes desta disputa municipal, ele se fez maioral ao atrair Cássio Cunha Lima para um pacto de ódio contra Maranhão ( o ex-governador foi vitima disso), cujo veneno da maldade só veio a se efetivar no decorrer dos tempos deixando o “experiente” senador de 1 milhao de votos a ver navios.
 

Agora, passado tanto tempo, ele está distante da Laranja campinense que usufruiu do sumo e jogou fora, desta feita renovando um casamento infrutífero e circunstancial com o PMDB, cuja demora de existência será do tamanho dos interesses contrariados.
 

Neste caso, o PMDB age correto com Dilma, a mesma atacada fortemente pelo candidato do PSB, mas agora tratado como amigo de todas as horas.

CÁSSIO MONITORA E ANUNCIA REAÇÃO

Todos os movimentos politicos no Estado estão sendo monitorados pela equipe de cordenação de campanha de Cassio, que assegura anúncio de reação.
 

OUTROS DESDOBRAMENTOS
 

Esta é a Política real do presente em nível geral e é por conta destes comportamentos que a sociedade vive a biruta de não saber se impor, até porque nos últimos dias das eleições a compra de votos e corrupção são exercidas na prática sem interrupção da Justiça Eleitoral, até por quem dizer ser a maior a moral da terra.
 

Se é assim, a Reforma Política precisa exigir, tanto quanto a moral na cara de pau insuportável de quem diz uma coisa e sempre pratica outra, geralmente amoral.
 

No caso em tela, falo de forma genérica, portanto cada um assuma sua carapuça.
 

ÚLTIMA
 

“O olho que existe é o que vê…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.