Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Os novos rumos da eleição na Paraíba


06/10/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Já conhecido o resultado do primeiro turno na disputa para o Governo do Estado já é possível admitir que a partir de agora a luta dos dois candidatos, Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho, é somar apoios e definir estratégias mais eficientes para segurar os votos existentes e buscar ampliar na perspectiva de consolidar a vitória.

Neste jogo, certamente o papel do PMDB e, sobretudo, de suas principais lideranças, os senadores José Maranhão e Vital do Rego Filho passa a ter valor preponderante porque seus apoios significam agregar perspectiva de mais votos nesta fase decisiva.

Os dois candidatos já fizeram contatos com Maranhão e Vital, entretanto, a resposta definitiva somente se dará no decorrer desta semana porque, como de praxe, eles primeiro vão ouvir as lideranças visando alinhar seus posicionamentos com os interesses das famosas bases.

Nesta segunda fase todos os valores passam a ter importância especial, como se dará em torno do senador Cicero Lucena, pois mesmo afastado da campanha na Paraiba, já há alguns dias pessoas de relacionamento comum com Cássio têm tentado buscar ter seu apoio neste segundo turno, algo ainda não definido pelo parlamentar e ex-prefeito de João Pessoa.

A tese de Cássio é unir as Oposições.

Do lado do candidato à reeleição, além de buscar apoios nas outras agremiações partidárias ele já partiu com estratégia macro anunciando que vai defender no PSB o apoio à candidatura de Dilma Rousseff – algo que, como conseqüência, significará a adesão dele à petista, na recíproca inteira de reforço a ele também.

O trabalho já em curso de sua equipe de coordenação é mapear e buscar apoios nos municípios em que perdeu.

O páreo é duro e desse intrincado xadrez de apoios sairá o resultado final.
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.