Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A decisão do Ministro Fux na reta final


01/10/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Há uma máxima respeitada por todos do bairro da Torre, sobretudo pelos letrados do Direito, que costumam transformar esta frase em veredicto inquestionável: “Decisão de Juiz não se discute, cumpre-se”. É a partir desta premissa que não resta outra coisa aos principais atores da disputa pelo Governo do Estado senão acatar a decisão monocrática do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, mantendo a aliança do PT na Paraíba com PSB.

A argumentação chave de Sua Excelência é de que “a coligação de Vital do Rêgo deixou de anexar ao pedido a cópia do acórdão” – documento fundamental não inserido a tempo no processo, portanto, expondo a decisão do PT Nacional de preferência da aliança com o PMDB.

Esta decisão reforça a candidatura ao Senado de Lucélio Cartaxo porque tira do caminho qualquer entendimento ao contrário a afetá-lo e leva gás ao conjunto de seus apoiadores e eleitores nesta reta final de campanha. Infla a moral do prefeito de João Pessoa,Luciano Cartaxo, principal responsável pela candidatura e aliança.

O resultado posto também favorece ao candidato à reeleição Ricardo Coutinho que consolida assim a coligação com o PT da Paraiba, cujos desdobramentos todos já sabem.

Ainda serve para dar visibilidade à saga do candidato do PMDB, Vital do Rego Filho, que mesmo tendo apoio público dos maiores eleitores do PT Nacional, Dilma Rousseff e Lula, mesmo assim não logrou êxito na articulação e resultado para ter o PT da Paraiba ao seu lado.

Eis o saldo de tudo.

ÚLTIMA

“Vamos precisar de todo mundo/
Pra banir do mundo a opressão…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.