Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Por que alta márgem de Indecisos?


19/09/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}A liderança do candidato do PSDB, Cássio Cunha Lima, com 44,9% das intenções de votos, de acordo com pesquisa da Souza Lopes/Correio, termina não sendo surpresa até porque, se repararmos bem e com atenção, desde abril de 2013 que o líder do PSDB aparece em todas as pesquisas com posição à frente. Mas, nesta última aferição, chamou-nos a atenção o número ainda de indecisos: 10,2%.

Trata-se de percentual alto para a reta final de afunilamento e ampliação da tensão em torno das principais candidaturas. Ora, se existe de fato esse contingente, o que poderia estar por trás da não revelação de votos dos pesquisados.

Diante do contexto paraibano conhecido, onde expressiva parte da sociedade depende do Serviço Público, não é demais admitir que esse contingente seja formado por pessoas com algum vinculo com o Funcionalismo buscando se preservar diante de possíveis retaliações, por isso, com medo de serem identificadas na sua opção eleitoral prefiram se omitir.

Aliás, é deste percentual mais a possível existência de voto útil que se definirá o processo no primeiro e segundo turno, embora a dados absolutos da nova pesquisa isso já se daria em 5 de outubro.

OS NÚMEROS DE RICARDO

A aferição de 35,1% em favor do candidato à reeleição, Ricardo Coutinho, também se processa dentro de visível reação de campanha do socialista, sobretudo em João Pessoa.

Trocando em miúdos, o volume da campanha foi flagrado restando agora saber como se comportará diante da contra-reação já anunciada, sobretudo de Cássio na Capital do Estado.

CÁSSIO TAMBÉM ARREGIMENTA

{arquivo}Foi o que se viu na tarde/noite da quinta-feira, no Esporte Clube Cabo Branco com a presença maciça da militância e apoiadores do candidato tucano dando demonstração evidente de que vai encarar o volume de campanha de seu principal adversário.

Cássio pediu empenho e jornada dobrada para consolidar a vitória.

ÚLTIMA

"Eita vida boa/ aperreada…"

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.