Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A estratégia de Maranhão na reta final


12/09/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Logo depois de comemorar o apoio do ex-senador Marcondes Gadelha à sua campanha, o ex-governador José Maranhão tomou a iniciativa de buscar o Colunista/Blogueiro para expor à sua maneira como encara a conjuntura e o que está produzindo na perspectiva de sair-se vitorioso na disputa de 5 de outubro.

Embora mencionado na liderança das pesquisas, ele parece andar vacinado, tanto que anda reverberando que não aceita acomodação de sua equipe e militância sob o entendimento de estar diante de concorrentes em potencial.

Maranhão reconhece, por exemplo,a performance do concorrente Lucélio Cartaxo a partir de João Pessoa, da mesma forma que o desempenho de Wilson Santiago por isso não quer admitir nem pensar em acomodação.

Há mais estratégias e engenhos de sua parte, conforme deixou escapar em relativo tempo de conversa.

Embora esteja fechado com Dilma seguindo a orientação do PMDB, ele decidiu que não vai inserir a presidenta e Lula no seu Guia Eleitoral. Mesmo sem explicar ou conceituar a decisão, tudo parece crer que ele anda de olho nos votos de eleitores de Marina e Aécio.

Da mesma forma que, como comentou, ele considera a atual eleição um verdadeiro festival de cruzamentos de campanhas. Na prática, ele acha que ele e seus concorrentes podem estar tendo votos de candidaturas ao governo de adversários. Por exemplo, no seu caso, há a admissibilidade de que eleitores de Cássio e Ricardo possam estar votando nele para o Senado.

Depois de expor todo o seu acervo de obras e serviços, ele projetou pela primeira vez que vai apoiar o futuro governador seja quem for superando até antigos traumas e dificuldades, por exemplo, se o vencedor for Cássio Cunha Lima.

É este candidato que está nas ruas buscando a viabilidade de sua eleição.

NAS RUAS

É vísivel, em João Pessoa, a forte presença da marca e campanha de Lucélio Cartaxo, da mesma forma que do candidato à reeleição, Ricardo Coutinho.

Lucélio, por exempo, aparece até mais quando descolado – só seu advesivo.

MIRANDO O INTERIOR

Já Wilson Santiago está com agenda programada para diversos municipios do interior. Um fato real de campanha a gerar possiveis dividendos eleitorais é a "colada" do discurso de Cássio pedindo voto para ele.

TRANQUILIDADE ADVINDA DO COTIDIANO

Quem acompanha os bastidores dos debates dos principais candidatos ao Governo, se depara normalmente com a performance do candidato Vital do Rego Filho em cara de alegria que só apresenta quem está de bem com a vida.

Isto voltou a acontecer no debate da TV Clube ao lado do marqueteiro Zé Nivaldo.

CADÊ EVALDO

Um dos principais escudeiros do imortal Eduardo Campos, o candidato a deputado federal pela Paraiba – jornalista Evaldo Costa, não tem sido visto com a mesma intensidade em eventos de João Pessoa.

É evidente que está em busca de votos no Cariri, mas antes da morte de Eduardo ele era mais frequenta na Capital.

AINDA A ÉTICA

Fontes seguras garantem que Cássio não revidará com a mesma moeda as acusações do candidato RC envolvendo sua ex-esposa, Silvia Cunha Lima.

– Sempre, em todos os momentos, nunca Cássio permitiu que se envolvesse o nome da Primeira Dama do Estado em qualquer comentário ou exploração, por isso ele se manterá com mesmo posicionamento ético porque a disputa não envolve esposas ou ex dos candidatos – comentou uma Alta Fonte.

ÚLTIMA

"Aprendi a dizer não/ vera morte sem chorar…"

 

 

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.