Economia & Negócios

Fintechs estão em grande crescimento no Brasil


25/04/2018



As inovações tecnológicas no setor financeiro não se limitam à facilidade de operar a própria conta bancária por meio de aplicativos e a prova disso são as fintechs, startups que surgiram para tornar os serviços financeiros menos burocráticos. O nome vem de financial technology (tecnologia financeira), tendo como característica tornar os serviços mais acessíveis e inovadores para os consumidores.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Bancos do Varejo, três em cada quatro correntistas de bancos tradicionais já usam algum serviço oferecido pelas fintechs. Destes consumidores, aproximadamente 70% recomendariam o serviço utilizado para familiares e amigos.

Como as fintechs trabalham e quais são suas vantagens para o consumidor?

A ideia das fintechs é, como explicado antes, desburocratizar os processos bancários e financeiros. Um dos mais conhecidos nomes deste segmento é o Nubank, que disponibiliza um cartão de crédito que é totalmente administrado pelo aplicativo da startup, permitindo ao usuário total autonomia sobre as operações e o controle delas. Além disso, o cartão não tem tarifas e não cobra anuidade dos clientes, o que é um dos seus maiores atrativos.  

O MoneyMan também tem se destacado, por sua vez no segmento de empréstimos online. A empresa oferece empréstimos rápidos de até 3 mil reais com a possibilidade de parcelar o valor em até 12 meses, desburocratizando o processo de solicitação de crédito pessoal e disponibilizando rapidamente o dinheiro na conta do cliente. Tudo é feito pela internet, sem a necessidade de se deslocar até alguma instituição bancária ou apresentar diversos documentos.  

Algumas fintechs também atuam como ferramentas de controle, ajudando os indivíduos a terem uma relação mais saudável com suas finanças. O GuiaBolso é uma dessas empresas, se destacando pela facilidade na administração das contas, que pode ser feita por aplicativo ou pela web. O app pode ser vinculado à conta corrente, atualizando automaticamente suas movimentações após qualquer operação.

De modo geral, as fintechs surgem como alternativas ao consumidor, permitindo que ele se sinta mais livre em administrar sua vida financeira sem estar sempre vinculado aos processos burocráticos dos bancos tradicionais.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.