Economia & Negócios

Propaganda e Negócios: Rinaldo Pessoa entrevista Superintendente da FENAPRO

COM A FENAPRO


12/12/2017



{arquivo}O publicitário Rinaldo Pessoa, futuro colunista do Portal WSCOM, com espaço sobre propaganda e negócios, entrevistou, nesta terça-feira (12), Alexis Thuller Pagliarini (foto), Diretor Superintendente da FENAPRO – Federação Nacional de Agências de Propaganda, especialista em processos de Design Thinking e Criatividade. É também Past President da MPI Brazil (Meeting Professionals International) e Presidente do Comitê de Marketing do WTC Business Club. Faz parte do Advisory Board do CMO Council para a América Latina. Assina a coluna Beyond the Line do PROPMAK. É jurado convidado em diversas premiações, tendo sido presidente do júri do Prêmio Colunistas Promoção (2016 e 2017) e do Ampro Globes 2015. Foi palestrante no Cannes Lions Festival em duas edições (2008 e 2010) e apresentou o Cannes Lions Road Show 2016 (15 apresentações pelo Brasil) e 2017 (12 apresentações).

Confira a entrevista na integra abaixo:

Rinaldo Pessoa:
Alexis, como você como você poderia descrever a atuação da Fenapro na gestão do Presidente Glaucio Binder tendo você à frente desse movimento que percorre todo o Brasil?


Alexis Pagliarini:
Além de representar a categoria de agências de propaganda em âmbito nacional e dar suporte jurídico e técnico, a Fenapro implementou três projetos especiais em 2017: o Cannes Lions , o Gestão Total e a VanPRO. O Gestão Total foi o road show de um evento de um dia, passando por seis praças brasileiras, inclusive Recife e Salvador, aí no NE. O evento compreendia palestras de especialistas em quatro vertentes de Gestão: Gestão Financeira (Antonio Lino); Gestão Operacional (Daniel Queiroz, COO do Grupo DUCA, de PE); Gestão de Conteúdo (Alexandre Monti, Head Latam da Woodwing) e Gestão de Projetos (palestrantes variados). A ideia foi debater a importância de uma boa gestão para a sobrevivência do negócio Agência de Propaganda. Os eventos foram um sucesso por onde passou, reunindo aproximadamente 500 gestores de todo o Brasil. Nos anos anteriores, realizamos ainda o DESIGN THINKING PROPAGANDA, que resultou numa ampla reflexão sobre o modelo de atuação das agências, além da PESQUISA NACIONAL DE PERFIL DE AGÊNCIAS.

Rinaldo Pessoa:
A participação intensa da Fenapro junto aos mercados do Norte e Nordeste passou a ser uma marca registrada na gestão do Presidente Glaucio Binder, promovendo junto aos SINAPRO dessas regiões eventos importantes antes limitados ao Sudeste. Não é isso?


{arquivo}Alexis Pagliarini:
Exatamente! A Fenapro tem como prioridade, promover a interação entre os mercados, gerando troca de conhecimentos, como também dar suporte jurídico e técnico. Por exemplo, a pesquisa VanPRO que é um dos projetos da FENAPRO, é um indicador trimestral da atividade em todo o Brasil e já virou um índice esperado pelo mercado, gerando ampla repercussão nos meios do trade. Além desses projetos especiais, demos continuidade ao FenapróUniversitário, desta vez tendo como prêmio máximo uma viagem aos EUA para participar do Adobe Max.


Rinaldo Pessoa:

A presença da Fenapro em regiões distantes tem exigido de você passar um bom tempo voando pelo Brasil. O que mais a Fenapro tendo feito estar representada continuamente nessas regiões?

Alexis Pagliarini:
Em 2017, a Fenapro criou uma delegacia regional em Manaus, para atender às agências do AM. Houve apresentações do Cannes Lions Roadshow em diversas regiões do Brasil. No Nordeste, houve apresentações em Aracaju, Fortaleza, Recife e Salvador. A região participa ativamente da pesquisa Van PRO, que apresenta um retrato do mercado por estado e por região. Além do mais, contamos com a participação direta de diretores praticamente em quase todos os estados da federação.


Rinaldo Pessoa:
A Fenapro se fez representar mais uma vez no Cannes Lions. Como foi essa participação e o que se trouxe para o Brasil?

Alexis Pagliarini:
Repetindo a parceria com o Estadão, representante do Cannes Lions no Brasil, a Fenapro acompanhou in-loco o festival, com cobertura diária do evento, além de promover um encontro exclusivo dos publicitários Brasileiros com o CEO do Cannes Lions e de organizar um coquetel – patrocinado pelo Oracle – aberto a toda comunidade Brasileira. Depois do evento, a Fenapro realizou mais um roadshow pelo Brasil, efetivando 12 apresentações.

Rinaldo Pessoa:
Você e o Gláucio Binder registraram uma marca muito atuante no mercado publicitário Brasileiro. Isso torna o ano seguinte mais um grande desafio. Quais os projetos de atuação de mercado para 201
8?

Alexis Pagliarini:
Em função da Reforma Trabalhista, que torna facultativa a contribuição sindical, o sistema Fenapro/ Sinapro terá que reforçar sua importância perante as agências e criar mais projetos que garantam sua sustentabilidade. O projeto principal do 1º semestre será o “Caixa de Ferramentas Essenciais da Agência de Propaganda”. Teremos 10 eventos (nos principais mercados do Brasil – no NE, Salvador e Recife) aproximando os provedores das principais ferramentas de gestão e de produtividade das agências, criando condições únicas para as agências terem acesso a essas ferramentas. Além desse projeto especial, daremos continuidade às atividades recorrentes, tais como: FenapróUniversitário; Cannes Lions; Van PRO, além de outras.

Rinaldo Pessoa:
Deixamos para trás dois anos difíceis com sucessivas quedas nas receitas, mudanças na legislação, reformas, etc. Quais as suas perspectivas para os próximos anos?

Alexis Pagliarini:
A propaganda é uma atividade bastante sensível à macroeconomia. Sendo assim, as agências sofreram bastante no biênio 2016/ 2017. Com a melhora de indicadores, espera-se agora um ano mais positivo para as agências, que agora estarão mais resistentes para enfrentar um mercado mais competitivo. O modelo de atuação das agências também vem se alterando significativamente, com participação crescente do universo digital no seu portfólio de serviços.

Resumé: Rinaldo Pessoa
Presidente da ALAP Associação Latino Americana de Publicidade, capitulo Paraíba. Ex-Presidente e Presidente de Honra do SINAPRO-Sindicato das agências de publicidade da Paraíba, CEO da RPG Comunicação, Jurado no Concurso Internacional de Publicidade de Gramado-RS 2017. Reconhecido pela ALAP em 2017 com o Mérito em responsabilidade social pelos trabalhos dedicados a propaganda da Paraíba, Reconhecimento pela ALAP com a certificação de mérito pelos esforços na manutenção de crianças em sala de aula. Palestrante especializado em prospecção e manutenção de contas, e consultor para investimentos no mercado Americano.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.