Economia & Negócios

Mercado está em expansão para profissionais da Enfermagem

INSCRIÇÕES ABERTAS


22/11/2017



Mesmo diante da repercussão da crise financeira internacional nos mercados de trabalho, a Enfermagem foi a segunda profissão de nível superior que mais teve postos de trabalho gerados no Brasil, entre os anos de 2009 e 2014. Esta informação foi publicada em estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. De acordo com Luciana Ferreira de Souza, coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, no país, mais de 50% dos profissionais de Saúde atuam na Enfermagem.

“Um estudo realizado pela Fiocruz, por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, em 2015, aponta que a Enfermagem hoje no país é composta por 80% de técnicos e auxiliares de enfermagem e 20% de enfermeiros. Segundo o IBGE, a área de saúde é composta por 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais 50% atuam na enfermagem”, informou Luciana.

“A Enfermagem proporciona um vasto leque de perspectivas em seus campos profissionais de atuação, tanto as unidades de atenção básica de saúde, unidades hospitalares e ambularias, assim como as clínicas especializadas”, apresentou a coordenadora. Para a professora, diante dos dados oficiais, a preocupação com o ensino de qualidade é um dos aspectos que norteiam a graduação ofertada pelo Unipê.

Enfermagem no Unipê

“Nessa perspectiva, é nossa preocupação oferecer diferenciais para a formação do enfermeiro, qualificado para a tomada de decisão a partir de evidências científicas, com a missão de executar uma assistência de excelência e torná-lo competitivo e eficiente para o atendimento das exigências do mercado de trabalho, que hoje está prioritariamente voltado para a segurança do paciente”, disse Luciana.

No Unipê, Luciana conta que o ensino com o serviço e a comunidade faz parte da estruturação e operacionalização da graduação, “utilizando-se de elementos como a produção científica integradora, que favorece o exercício da interdisciplinaridade”. Os estudantes são inseridos na realidade prática da Enfermagem desde o primeiro período, também. “Além disso, é pertinente mencionar a importância da utilização da metodologia ativa, que contribui para a aprendizagem significativa, especialmente para a formação do pensamento crítico e transformador”, acrescentou.

Um ponto de destaque do curso é o Complexo Laboratorial e Clínica-Escola – Colace Florence Nightingale, que foi planejado de acordo com Portarias Ministeriais e tem seu funcionamento pautado na filosofia proposta pelo SUS. “Propiciando, de forma sistematizada, uma prática baseada em Protocolos Operacionais Padrão (POPs), coerente com os preceitos do SUS no atendimento aos cuidados primários de saúde. Vale ressaltar que esse ambiente ainda conta com recursos para execução da técnica de simulação realística em situações de urgência/emergência e terapia intensiva, dispondo de manequins simuladores de última geração”, completou a coordenadora do curso de Enfermagem do Unipê.

Vestibular Unipê

O Centro Universitário de João Pessoa lançou sua campanha de Vestibular 2018 com foco na valorização à pluralidade. Opiniões, estilos, valores, etnias, religião e afetos são abordados nas peças, mostrando que cada pessoa é diversa, múltipla e única. Para mais informações e inscrições, acesse vestibular.unipe.br.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.