Economia & Negócios

Pequenas economias para evitar ficar no vermelho

CONFIRA


03/08/2017



A crise econômica que o país vive atinge a população de diversas formas. Em 2016, o número de inadimplentes era de 58,3 milhões de pessoas e, só em março de 2017, já houve um aumento de 900 mil novos nomes inadimplentes. Os dados são do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que indicam que 39,36% da população, entre 18 e 95 anos, está com o nome sujo.

Muitos fatores contribuem para uma saúde financeira deficiente, mas algumas atitudes podem fazer a diferença no final do mês. Veja abaixo algumas dicas desde um bom planejamento a pequenas atitudes no dia a dia que ajudam a evitar o saldo negativo.

Organize as despesas fixas

É importante que você tenha de forma clara todos os gastos fixos do mês e o quanto do seu dinheiro já está comprometido. Tenha uma planilha, um caderno de anotações, um aplicativo ou qualquer forma que te ajude a anotar cada despesa que entrará no mês. Antes de qualquer gasto, você deve consultar essa lista e consultar se é viável ou não. Não esqueça de anotar também as despesas aleatórias, pois assim você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

Programe-se para grandes gastos

Quando houver algum gasto maior no futuro, tente poupar um pouco mais nos meses anteriores. Assim você pode conseguir parte do valor e pagar à vista. Pense nas formas que você pode poupar: sair menos para bares e restaurantes, optar por cupons de descontos, postergar uma compra menos importante, entre outras formas de acordo com os seus hábitos e rotina.

Pequenas atitudes no dia a dia

No dia a dia é possível fazer algumas mudanças de hábitos que ajudam em pequenas economias em casa. Procure evitar deixar as luzes acesas e, se possível, troque as lâmpadas tradicionais por econômicas. Quando sair evite deixar os aparelhos eletrônicos na tomada, pois grande parte deles ficam em modo stand by e consomem energia do mesmo jeito.

Faça uso da água de forma consciente evitando passar tempo desnecessário no chuveiro, quando lavar a louça ensaboe antes de enxaguar. Procure meios de utilizar a água da chuva como lavar o quintal, por exemplo.

Outros gastos como o botijão de gás dependem muito da forma com que são consumidos. Utilize a panela de pressão para cozinhar mais rápido, procure picar alimentos antes do cozimento, tampe as panelas, verifique sempre as condições do fogão, tudo isso influencia no consumo do gás de cozinha.

Pense antes de gastar

Antes de comprar qualquer coisa pense se precisa mesmo daquilo. Muitas pessoas realizam compras compulsivamente e acabam comprando mais do que precisam. Tente desviar a atenção para outras coisas ao invés de sair comprando tudo por aí. Seu bolso agradece.

Tenha uma reserva

Uma reserva financeira é fundamental para imprevistos que podem aparecer e comprometer o orçamento. Inicie poupando um valor pequeno por mês e vá aumentando até comprometer um valor fixo. Tenha sempre em mente que é apenas para uma emergência.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.