Economia & Negócios

Volkswagen mostra o Virtus, novo Polo sedã, sem disfarces

VIRTUS


03/08/2017

Se já havia pouco mistério sobre o novo Volkswagen Polo, agora é a vez de muitos dos segredos de sua versão sedã serem revelados. Isso porque o Virtus, que só deve ser lançado no começo do ano que vem, foi flagrado completamente sem camuflagem. Ao que tudo indica, os flagras foram feitos no Brasil, já que este é o principal mercado do novo modelo.

As imagens mostram que, apesar de ser o sedã do Polo, o Virtus tem boa parte de seu visual diferente do hatch. Na dianteira, faróis e boa parte dos vincos da carroceria são bastante semelhantes aos que já foram revelados no Polo, mas o para-choque foi redesenhado. Está na traseira o principal diferencial entre os dois modelos: as lanternas do Virtus tem visual exclusivo em relação ao Polo. Mas a peça tem clara inspiração na lanterna do Audi A4, já que fica mais estreito na parte interna.

Os flagras também mostram como será o interior daquela que promete ser a versão mais cara do Virtus. Isso porque o carro fotografado está equipado com o novo quadro de instrumentos digital, que só será vendido como opcional da versão mais cara do Polo. É de se imaginar que a mesma estratégia pode ser adotada no sedã. Há, ainda, nova central multimídia sensível ao toque, ar-condicionado digital, volante multifuncional, comandos de voz e suporte para celular ao centro do painel. Parte do painel tem revestimento em preto brilhante, detalhe que pode ser exclusivo da versão mais cara do Virtus.

As fotos revelam algumas diferenças entre as versões de acabamento do Virtus na carroceria. O carro pintado de azul escuro conta com frisos cromados no para-choque e no contorno dos vidros, além de faróis de neblina, ítens que não faz parte do pacote do carro vermelho.

Dimensões

A Volkswagen ainda não antecipa qualquer detalhe sobre esse carro, além de confirmar que trabalha no projeto e que ele será lançado nos primeiros três meses de 2018. Mas, já sabemos que o Virtus terá 4,47 m de comprimento e os mesmos 2,65 m de entre-eixos do Jetta. Como comparação, o Voyage tem 4,21 m e 2,46 m, respectivamente, enquanto o Jetta ostenta 4,65 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Lembrando que o novo Jetta será lançado até 2018 e será bem maior graças ao uso da arquitetura MQB A1, a mesma base do Golf de sétima geração, um grau acima da MQB A0 do Polo/Virtus.
Como comparação, o novo Polo, que chega até o final deste ano, terá 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,44 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Ou seja, apesar de compartilharem a mesma plataforma, o Virtus terá bons 9 cm a mais de entre-eixos para garantir bom espaço interno aos passageiros traseiros.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.