Economia & Negócios

Meirelles estima crescimento “bem menor” do PIB

ECONOMIA EM CRISE


15/07/2017



O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse na manhã deste sábado (15) que o governo mantém projeção de 0,5% de alta para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2017.

Após participar de encontro na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio, o ministro foi questionado sobre a retração de 0,5% da atividade econômica em maio ante abril medida pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) anunciada ontem.

"O IBC-BR é diferente da metodologia do PIB medido pelo IBGE. Um dos exemplos são o setor de serviços. O IBC-BR faz comércio, que é uma parte de serviços, enquanto que o PIB olha o setor de serviços como um todo e dá uma medida maior para isso. Mas isso é um dos exemplos", disse Meirelles.

"Estamos esperando um PIB, um crescimento bem menor do que no primeiro trimestre, que foi muito forte", disse, citando o crescimento de 1% no PIB do primeiro trimestre ante o quarto trimestre de 2016. "Mas estamos esperando crescimento para o terceiro [trimestre], para o quarto [trimestre], para o final do ano estamos mantendo aquela estimativa de cerca de 2% ou mais, comparando com o último trimestre de 2016. Estamos mantendo esta estimativa e em média contra média, estamos mantendo ainda 0,5% ao ano", afirmou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.