Paraíba

João Pessoa anuncia fundação da Rede de Monitoramento Cidadão

JP SUSTENTÁVEL


21/03/2017



João Pessoa, capital da Paraíba, é uma das cinco cidades no Brasil que terá a formação de uma rede de monitoramento cidadão, iniciativa que faz parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA/CAIXA) e que tem a Baobá – Práticas Sustentáveis como agência executora do projeto. A rede de monitoramento cidadão de João Pessoa tem como propósito acompanhar o andamento de temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. Também tem como objetivo fortalecer a cultura de transparência e participação, além de promover o debate público qualificado, de forma que fomente a eficiência na administração pública e incentive o direcionamento dos recursos públicos e privados para os setores prioritários, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade.

Em João Pessoa, a Assembleia Geral de Constituição ocorrerá no dia 23 de março, às 9:00h, no auditório da FIEP em João Pessoa (Rua Rodrigues Chaves, nº 90, Centro – próximo ao Pavilhão do Chá), e a sessão solene de apresentação para a sociedade às 19:00h, no mesmo local. Os dois eventos contarão com a participação de organizações da sociedade civil, iniciativa privada, meios de comunicação e academia.

Para realizar o trabalho de acompanhamento dos temas da cidade, a Rede de Monitoramento irá trabalhar com uma lista de 137 indicadores distribuídos em diferentes áreas como segurança, energia, mobilidade, competitividade da economia, desigualdade urbana e uso do solo. Os indicadores prioritários são os que constam no Plano de Ação João Pessoa Sustentável e serão avaliados a partir das estratégias e diretrizes definidas nele.

A metodologia CES foi criada em 2010 e focada em cidades médias e de crescimento acelerado na América Latina e Caribe e, até o presente momento, já foi executada em 71 cidades do continente. Além de João Pessoa, outras quatro capitais brasileiras sediarão as redes de monitoramento cidadão: Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Vitória (ES), com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa.

Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre o Fundo Socioambiental CAIXA
Como parceiro estratégico do estado brasileiro no apoio às ações governamentais de redução da pobreza e do combate à exclusão social a CAIXA criou o Fundo Socioambiental – FSA CAIXA, em 2010, para apoiar financeiramente projetos e ações de caráter social e ambiental, prioritariamente no apoio à população de baixa renda. Dentre os projetos apoiados pelo FSA CAIXA destaca-se a aplicação da metodologia CES nas cidades de João Pessoa, Palmas, Vitória e Florianópolis, resultado da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para acessar o Plano de Ação João Pessoa Sustentável, acesse: http://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2014-10-13/plano-de-acao-joao-pessoa-sustentavel,10936.html 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.