Entretenimento

Sandra Belê lança o show ‘Paetês’ em clima de Carnaval

X BAILE DE MÁSCARAS


08/02/2017

O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes realiza, neste sábado (11), o X Baile de Máscaras da Ladeira. O evento, que celebra o autêntico carnaval de valorização da cultura paraibana, marca o lançamento do show “Paetês”, da cantora e compositora Sandra Belê. A noite conta, ainda, com discotecagem carnavalesca de DJ Kylt, apresentação do Grupo Raízes Parahyba (a primeira do ano), samba de raiz com o grupo Os Mulatos e orquestra de frevo. A festa começa às 21h e os ingressos custam R$ 20. A entrada é gratuita para quem chegar usando máscara ou fantasia.

"Paetês" é o primeiro show carnavalesco de Sandra Belê que traz, além do frevo, carimbó, coco, samba e muita ginga. De acordo com a cantora, o projeto é uma mistura do que há de mais belo nas raízes musicais e culturais do Carnaval do Nordeste.

A cantora, atriz e apresentadora revela que elaborar um show especialmente para esse período sempre esteve em seus planos. O repertório foi escolhido minuciosamente, pois ela já traz em si uma identidade nordestina forte que segue firme em “Paetês”. Frevo, carimbó, samba, coco e marchinhas são os ritmos que movimentam o Carnaval do Norte e Nordeste brasileiro e que comandam a play list do show.

Um dos destaques do show é o carimbó, um ritmo paraense muito envolvente e que fez sucesso no show junino “Estampada”. Outro destaque é o bloco especial de sambas de Jackson do Pandeiro, homenageando os 100 anos de samba. Assim como o repertório, a banda também foi formada especialmente para este show.

Comandada pelo maestro e acordeonista Lucas Carvalho, Belê canta acompanhada de trompete, sax, trombone, guitarra, baixo e bateria, todos os instrumentos tocados por músicos experientes e preparados para o pique do carnaval.

DJ Kylt – Nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba e representa com orgulho o Nordeste brasileiro. Toca desde 2005 e durante este tempo percorreu diversos horizontes com a música, o que a torna dona de uma engenhosa técnica e primorosa pesquisa musical. Em seu conceito estético, explora e dissemina de forma visceral a diversidade dos ritmos brasileiros, latinos e africanos com a fusão híbrida das sonoridades eletrônicas. Como DJ e formadora de opinião, participa ativamente da programação de variados eventos culturais pelo Brasil.

Em sua trajetória, já se apresentou em importantes festivais como o Campus Festival (João Pessoa/PB), Carnaval Alternativo de Camalaú (Camalaú/PB), Carnaval Multcultural de Jacumã (Conde/PB), Feira da Música Cariri (Crato/CE), Feira da Música (Fortaleza/CE), Festa das Neves (João Pessoa/PB), Festival Barra Cine Camaratuba (Barra de Camaratuba/PB), Festival Curta Coremas (Coremas/PB), Festival de Artes de Areia (Areia/PB), Festival Espinho Branco de Artes (Patos/PB),

Festival MADA. – Música Alimento da Alma (Natal/RN), Festival Móbile (João Pessoa/PB), No Ar Coquetel Molotov (Recife/PE), Festival Paisagem Sonora (Cachoeira/BA), Recbeat Apresenta (João Pessoa/PB), Virada Cultural IntéGrande (Campina Grande/PB), entre outros.

Os Mulatos – Nascido em João Pessoa, o Grupo de Samba de Raiz “Os Mulatos” surgiu da vontade de levar alegria em forma de samba alegrando as famílias com uma boa música popular e preta brasileira. O produtor musical e vocalista Juan Ébano da antiga Banda TIKERÊ e seu irmão Lindonjonson Alencar, juntamente com os irmãos Marivan Rodrigues e Marilon Rodrigues que na época eram integrantes do Grupo de Samba R4, se encontravam raramente para tocar um bom e velho Samba. 

Atualmente o Grupo é composto por 08 (cinco) integrantes: Juan Ébano (Vocalista Principal, banjo e percussionista), Lindonjonson Alencar (Vocal e Surdo), André Lima (Vocal e Pandeiro), Paulinho Batera (Baterista), Carlinhos do Cavaco (Cavaquinho), Alex Lima (Vocal e Violão Sete Cordas), Mário Rodrigues (Bandolim) e João Maria (Violão Sete Cordas).

Grupo Raízes Parahyba – É um grupo de dança e percussão afro-brasileira e indígena, que realiza um trabalho de fortalecimento da cultura popular paraibana. Côco, ciranda, maracatu, samba de roda, ijexá, perré, maculelê, entre outros, compõem o arcabouço de ritmos que estruturam a base do grupo, servindo de referência para a construção de uma linguagem artística própria.

O grupo nasceu no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes em setembro de 2009. Fundado pelo artista plástico paraibano Elioenai Gomes, sua formação inicial se deu em torno da produção de um espetáculo para ser apresentado no I Festival de Dança do Theatro Santa Roza. Surgiu o Ki-tempo, construído a partir de um dos mitos do Orixá Xangô que rendeu ao grupo o Prêmio Revelação do Festival. Desde então o Grupo vem construindo a sua caminhada com a integração de vários atores culturais. Estes contribuem através de suas manifestações artísticas que se expressam de diferentes formas, tais como: a dança, o canto, a religiosidade, o teatro, as artes plásticas, a fotografia, a musicalidade, a poesia.

Serviço

X Baile de Máscaras da Ladeira
Atrações: DJ Kylt, Os Mulatos, Grupo Raízes, Orquestra de Frevo, Sandra Belê (lançamento do show Paetês)
Data: sábado (11/02)
Hora: 22h
Ingressos: R$ 20*
* Entrada franca para mascarados e fantasiados
Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes (Ladeira da Borborema, 101, Varadouro) 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.