Entretenimento

Espetáculo ‘Memórias de Quintal’ no Festival Piollin de Teatro em JP

NO PIOLLIN


31/01/2017



Nestes dias 03 (sexta) e 04 (sábado), o Festival Piollin de Teatro recebe em sua programação o espetáculo Memórias de Quintal da Bololô Cia. Cênica do Rio Grande do Norte, a partir das 20h no teatro do Centro Cultural Piollin. Inspirado nas memórias de infância dos atores, o espetáculo convida o público a co-memorar e refletir acerca de suas próprias experiências de vida, colocando o tempo em jogo no espetáculo.

A partir da subversão de fatos e uma mistura de imaginação simbólica e autobiografia, a encenação tem sabor de saudade e é enviesada por cenas que revelam as dores e delícias do crescimento. Fruto das pesquisas de Mestrado em Artes Cênicas (PPGArC/UFRN) dos atores Alex Cordeiro e Paulinha Medeiros, o espetáculo contou com a consultoria de direção de Pedro Vilela (PE), e consultoria de dramaturgia de Giordano Castro (Grupo Magiluth/PE).

Sinopse

Imagine uma mochila velha, coberta pelo pó e com cheiro de guardado. No conteúdo existe uma lanterna, um caleidoscópio e um mapa feito à mão, desbotado, carcomido pelas traças do tempo, com destino há muito esquecido. Sob os traços e trilhas, a história de três crianças e uma fuga. Três adultos e um encontro no espaço sagrado do teatro. "Não foi fácil. Não está sendo. A verdade é que não é tão bonito assim. Lembrar, dói! Viver, dói". Talvez lançar o olhar para essas memórias de quintal seja como um respiro, uma quebra na lógica decidida e implacável do tempo. De certo, por isso, os três adultos acharam de querer fazer teatro a partir das crianças que foram. Querendo, talvez, confundir o senhor dos destinos e ter mais uma chance.

Sobre a Bololô Cia. Cênica

A Bololô Cia. Cênica foi fundada em 2010 em Natal/RN e atualmente é formada pelos atores Arlindo Bezerra, Joanisa Prates, Luana Menezes, Marcos da Câmara, Paulinha Medeiros e Rodrigo Silbat, que se uniram por acreditar no teatro de grupo e seguem defendendo a horizontalidade das relações dentro do coletivo e a sempre viva possibilidade de uma cena sem rótulos e sem pudor. Em 2015 a companhia teve dois projetos aprovados pelo Fundo de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Natal/FUNCARTE, para montagem e temporada de estreia dos espetáculos "Manga Rosa" e "Memórias de Quintal".

Em 2014 a companhia foi contemplada no Edital Natal em Cena para montagem do espetáculo teatral Margem Ribeira. Na edição passada do mesmo edital, em parceria com o Coletivo Atores à Deriva e a MAPA Realizações Culturais, o grupo montou o espetáculo "Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento" com direção de Luis Fernando Marques. Também compõe o repertório da Bololô o espetáculo "Retrato do Artista Quando Coisa", inspirado na poesia de Manoel de Barros e com direção da Cia Luna Lunera (MG).

FICHA TÉCNICA
Direção: Alex Cordeiro e Rodrigo Silbat
Dramaturgia: Paulinha Medeiros
Elenco: Arlindo Bezerra, Joanisa Prates e Lulu Albuquerque
Preparação corporal e direção de movimento: Rodrigo Silbat
Direção de arte: Paula Vanina e Bololô Cia Cênica
Consultoria de direção e desenho de luz: Pedro Vilela (PE)
Consultoria de dramaturgia: Giordano Castro (Grupo Magiluth/PE)
Operação de luz: Doc Câmara
Comunicação e operação de áudio: Joanisa Prates
Registro Fotográfico: Paulo Fuga
Registro de vídeo: Johann Jean
Designer gráfico: Daniel Torres
Realização: Bololô Cia Cênica
Produção: Bobox Produções
Classificação indicativa: 14 anos

SERVIÇO
Memórias de Quintal (RN)
Dias 03 e 04 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Teatro Piollin
Endereço: Rua Professor Sizenando Costa, S/N, Róger
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia) + 01 kg de alimento (os alimentos arrecadados serão revertidos para o Centro Cultural Piollin)
Contatos : (83) 9.8738-7373 / 9.9813-1661
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.