Entretenimento

Funesc abre inscrição gratuita para curso de iniciação à pedagogia do cinema

INSCRIÇÕES GRATUITAS


17/01/2017

Com o objetivo de desenvolver habilidades como análise e realização de filmes no ambiente escolar, o projeto Semente Cinematográfica oferece, com o apoio da Funesc, “Diálogos: Cinema, Educação e Direitos humanos – Curso de iniciação à pedagogia do cinema” com inscrições abertas de 16 a 23 de janeiro.

O curso acontecerá de 23 a 27 de janeiro, das 14h às 18h, no Auditório da Escola de Música Anthenor Navarro, na Fundação Espaço Cultural.  A intenção é também de apresentar a metodologia do projeto Inventar com a Diferença e compartilhar saberes e práticas no campo dos usos educativos do cinema para a promoção dos Direitos Humanos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link: https://goo.gl/forms/UUpeT71PdG0YWgdf1.

O curso é uma iniciativa do projeto Semente Cinematográfica, parceira do projeto Inventar com a Diferença, e conta com o apoio da Funesc, Cearte e RedeKino. Essa iniciativa contempla uma demanda crescente no país pela formação de profissionais capacitados para o uso consciente e crítico da linguagem cinematográfica no contexto escolar, orientado pelos princípios de uma educação em Direitos Humanos.

O trabalho será dividido em cinco encontros de quatro horas, totalizando 20 horas. O conteúdo será trabalhado por meio de práticas simples que estimulam a experimentação cinematográfica, palestras, rodas de conversa, exibição de filmes. Tal ação é voltada para os profissionais dos diversos níveis e modalidades da educação, arte-educadores, cineastas e demais interessados em se apropriar dos métodos de mediação da aprendizagem através da linguagem do cinema.

O projeto Semente Cinematográfica é realizado pela Pigmento Cinematográfico em parceria com o Inventar com a Diferença: Cinema, Educação e Direitos Humanos (Universidade Federal Fluminense – RJ, e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), Tintin Cineclube, Cearte e Grupo de pesquisa em Jornalismo, Gênero e Educomunicação da UFPB.

Facilitadores:

Ana Bárbara Ramos é formada no Curso de Comunicação Social pela UFPB e mestre no Programa de Pós-Graduação em Letras na UFPB com o estudo na área de literatura e cinema. Documentarista e produtora realizou os filmes “Sociedade do cloro” (2015), “Oferenda” (2011), “Borboletas Azuis” (2010), “Sweet Karolynne” (2009), “Cabaceiras” (2007) e “Desejo citrullus” (2003). É sócia da produtora Pigmento Cinematográfico. Atuou como mediadora na Paraíba no projeto "Inventar com a Diferença: cinema e direitos humanos" que oferece oficina de formação para a rede básica de educação em todo o país. É coordenadora da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Atualmente trabalha com Cinema e educação no Cearte – Centro Estadual de Artes.

Felipe Leal Barquete é graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCar) e mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), em que estuda o nexo entre cinema e educação a partir da experiência do projeto Inventar com a Diferença no Estado da Paraíba. Como cineasta, produziu e dirigiu o longa- metragem Delírios de um Cinemaníaco (2012), e os curtas Deus pode ser um ator (2008) e Contos de fada (2008). Tem experiência no campo das práticas educativas com cinema, desde o cineclubismo, a formação e gestão de coletivos de criação e a realização de oficinas de cinema em instituições educativas e culturais do mercado audiovisual paulistano. Atualmente integra a equipe do Tintin Cineclube e desenvolve trabalhos na área de cinema e educação.

Local: Fundação Espaço Cultural da Paraíba – FUNESC – Auditório da Escola de Música Anthenor Navarro
Data: 23 a 27 de janeiro, das 14h às 18h
Carga horária: 20 horas.
Investimento: gratuito
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.