Notícias

Inundações deixam 3 mortos e mais de 4,6 mil desabrigados nas Filipinas

NAS FILIPINAS


17/01/2017

Três pessoas morreram e mais de 4,6 mil estão desabrigadas devido às inundações nas Filipinas, o que levaram autoridades a declarar estado de calamidade na região da ilha de Mindanao, no sul do país, segundo informações divulgadas pelo governo nesta terça-feira (17).

Duas crianças, de 3 e 10 anos, e um homem de 64 morreram afogados após fortes chuvas atingirem a província de Misamis Oriental, afirmou Ruby Montejo, do Escritório Provincial de Redução de Riscos e Desastres. A região possui cerca de 900 mil habitantes.

"Ainda estamos avaliando os danos e tentando minimizá-los na medida do possível", afirmou Montejo, sem descartar a possibilidade de novas vítimas serem localizadas nas próximas horas.

Até o momento, 4.668 pessoas deixaram suas casas na capital da província, Cagayan de Oro, e outras áreas após o aumento do nível de água nas zonas urbanas e rurais.

A prefeitura de Cagayan de Oro declarou estado de emergência devido aos efeitos do temporal, que provocou intensas chuvas durante toda a segunda. Vários veículos foram arrastados pela água e casas ficaram inundadas, cobertas de lama e escombros.

O governador da província, Yevgeny Vicente Emano, declarou a suspensão das aulas em todas as escolas públicas, e a Força Aérea do país enviou vários aviões para inspecionar a região, enquanto as autoridades avaliam os prejuízos em propriedades e fazendas.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.