Mais Esporte

Claudia Gadelha desafia polonesa para virar primeira brasileira campeã do UFC

UFC


08/07/2016



{arquivo}O Brasil pode ter a primeira campeã no Ultimate Fighting Championship nesta sexta-feira. Na segunda edição da super semana do UFC, Claudia Gadelha desafia a campeã Joanna Jedrzejczyk pelo cinturão do peso palha, na luta principal do TUF 23 Finale, no MGM Grand Garden, em Las Vegas. Treinadoras da 23ª temporada do reality show, as adversárias levam ao octógono uma das maiores rivalidades do MMA feminino em revanche valendo o título da divisão até 52kg. 

A responsabilidade de Claudinha ficou maior, já que o Brasil perdeu o único campeão que tinha no UFC: Rafael dos Anjos, nocauteado por Eddie Alvarez, na disputa pelo cinturão dos leves, nessa quinta. O país ainda poderá ter outra mulher campeã: Amanda Nunes, que desafia Miesha Tate pelo título do peso galo, na atração principal do UFC 200, no sábado.

Joanna Jedrzejczyk levou a melhor no primeiro confronto com Cláudia Gadelha, em dezembro de 2014, em controversa decisão dividida dos juízes, após três rounds bastante equilibrados. Com o resultado, a polonesa conquistou o title shot e faturou o cinturão com triunfo sobre Carla Esparza, primeira campeã da história da categoria, por nocaute, em março do ano passado. Invicta na carreira, com 11 triunfos, Joanna ainda defendeu o cinturão com sucesso contra Jessica Penne (nocaute técnico) e Valerie Letoruneau (decisão unânime).

Na pesagem oficial para o evento, o clima entre Joanna Jedrzejczyk e Cláudia Gadelha ficou tensto. Elas trocaram várias provocações e precisaram ser contidas pelo presidente do UFC, Dana White. A polonesa ainda disparou uma ofensa em português à brasileira: “Está fu****”.

Já Cláudia Gadelha se recuperou da derrota para Joanna Jedrzejczyk – a única em 14 lutas no cartel profissional – diante Jessica Aguilar, por decisão unânime, em agosto do ano passado. Com o title shot garantido, a atleta da Nova União foi escalada para comandar uma equipe no The Ultimate Fighter, nos Estados Unidos, e teve convivência conturbada com a arquirrival na casa. Focada na conquista do cinturão, Claudinha tenta fazer com a rivalidade exacerbada não a atrapalhe no combate. A potiguar destaca a evolução desde o resultado negativo e aproveita para provocar a desafeta, especialista no muay thai. 

“Estou muito concentrada para não sentir raiva da Joanna na hora da luta. Acho que a raiva apaga a luz do raciocínio. Não quero levar essa rivalidade para dentro do octógono e venho trabalhando muito esse lado. Já vi o que aconteceu com vários lutadores, e não quero que aconteça nada semelhante comigo. Eu evoluí muito depois daquela luta. Comecei a entender o que é a estratégia de uma luta. Não é só chegar lá e fazer o que me pediram, encurtar a distância e botar para baixo. É preciso fazer um camp todo voltado para isso. Eu sou uma lutadora de MMA, e a Joanna é uma golpeadora. Ela ainda está em fase de adaptação às artes marciais mistas. Se eu fizer meu jogo certinho, vou atrapalhar muito para ela”, analisou.

Mais brasileiros no card

Além de Claudia Gadelha, o Brasil terá outros cinco representantes no card do TUF 23 Finale: Cezar ‘Mutante’ Ferreira, Thiago Tavares, Matheus Nicolau, Joaquim Silva e Fernando Bruno. Primeiro campeão da versão brasileira do relity show, Mutante encara Anthony Smith, no card preliminar, pelo peso médio, em busca da segunda vitória seguida. Thiago Taveres também busca segundo triunfo consecutivo, diante do sul-coreano Doo HoChoi, pelo peso pena. O mineiro Matheus Nicolau estreia no peso mosca em confronto com ex-desafiante da divisão, John Moraga. Já os participantes do TUF Brasil 4, Joaquim ‘Netto BJJ’ Silva e Fernando ‘Açougueiro’ Bruno encaram, respectivamente, Andrew Holbrook e o experiente Gray Maynard, que já disputou o cinturão dos leves.

TUF 23 FINALE
Nesta sexta, no MGM Grand Garden, em Las Vegas
Cobertura do Superesportes a partir de 20h

Card principal
Joanna Jedrzejczyk x Claudia Gadelha – pelo cinturão do peso palha
Andrew Sanchez x Khalil Rountree – final do TUF no peso meio-pesado
Amanda Cooper x Tatiana Suarez – final do TUF no peso palha
Ross Pearson x Will Brooks
Doo Ho Choi x Thiago Tavares
Joaquim Silva x Andrew Holbrook

Card preliminar

Gray Maynard x. Fernando Bruno
John Moraga x Matheus Nicolau
Josh Stansbury x Cory Hendricks
Cezar Ferreira x Anthony Smith
Jake Matthews x Kevin Lee
Li Jingliang x Anton Zafir 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.