Educação

13ª Fetech começa em Campina Grande


28/10/2015



A 13ª Feira de Tecnologia de Campina Grande (Fetech) começa nesta quarta-feira (28), em Campina Grande, promovendo um diálogo entre universidades, empreendedores e público geral sobre os problemas e soluções inovadoras focadas na preservação do meio ambiente. Com o tema "Inovação Colaborativa e Sustentável", o evento irá reunir até o sábado (31), no Centro de Integração Acadêmica da UEPB, no Campus de Bodocongó, pesquisadores nas áreas de Tecnologia da Informação, Saúde, Tecnologias Limpas, Ciências Ambientais, Sustentabilidade, Tecnologia Social, Agronegócio e Economia Criativa.

Este ano, a feira ganhou um incremento a mais, a 1a Rodada de Negócios da Economia Digital, que acontecerá na quarta-feira (28), com cerca de 10 empresários paraibanos. Conforme a analista técnica do Sebrae em Campina Grande e gestora do projeto Sow de Economia Digital, Ivana Sena, a Rodada irá fomentar a demanda do mercado local. “Vamos expor as empresas e suas soluções. As negociações serão em torno de soluções para automação, software, entre outras da economia digital”, falou, acrescentado que a ideia da Feira deste ano é criar um local propício aos negócios.

Durante os quatro dias da Fetech, acontecerão diversos eventos paralelos, como a I Olimpíada da Inovação da Paraíba, uma maratona de jogos digitais (Fetech Game Jam), uma Feira de Artesanato Sustentável, o Congresso de Inovação, Ciências Ambientais e Sustentabilidade, além da exposição de projetos de tecnologia e encontros de negócios para os empresários do setor.

A Olimpíada da Inovação, que acontecerá durante os quatro dias da Fetech, terá como tema “Ideias e Soluções Criativas” e o foco será a apresentação de ideias e soluções para problemas de organizações governamentais, empresas e sociedade em geral. Além de promover a articulação com as instituições de ensino e empresas que estejam desenvolvendo ações inovadoras, o evento estimulará a criatividade e o empreendedorismo na Paraíba.

“Nesta primeira edição, a Olimpíada já está sendo um sucesso. A começar pelo número de propostas de 158 soluções inscritas, o que superou as expectativas da organização do evento. Uma das marcas da Fetech sempre foi antecipar tendências, pois o evento traz à tona temas específicos visando antever o futuro”, disse a diretora geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Garcia.

Já a Feira de Artesanato Sustentável, outro atrativo da Fetech, é uma parceria entre a Fundação, o Instituto Tecnológico de Campina Grande (ITCG), as empresas Made In Paraíba e Ciclos. Os artesãos participaram de uma seleção, que avaliou se suas peças se enquadram no perfil do evento. Os selecionados participam gratuitamente, para comercializar peças de artesanato sustentável, com materiais recicláveis como sucata, jornal, entre outros.

A Fetech é realizada pelo PaqTcPB, Sebrae, UEPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com apoio da prefeitura municipal, governo Estadual, Centro de Tecnologia Telmo Araújo (Citta) e sistema Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e Senai. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.