Economia & Negócios

CNC: confiança do empresário do comércio registra primeira alta em oito meses

Mercado


07/07/2015

 

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) fechou o mês de junho com alta de 0,6%, na série livre de influência sazonal, interrompendo uma sequência de oito resultados negativos consecutivos, que vinha se verificando desde setembro do ano passado.

 

Os dados relativos ao indicador foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a entidade, o resultado indica que o rompimento na sequência de queda levou em consideração a perspectiva de uma segunda metade de ano melhor para determinados segmentos do varejo.

 

Mesmo com a melhora de maio para junho, na comparação anual, o índice manteve a tendência de queda. Neste caso, a 23º seguida, acumulando um recuo de 21,1% em relação ao mesmo período de 2014.

 

Isso demonstra que, apesar da sinalização positiva, a percepção das condições atuais, tanto da economia como no setor, ainda seguem a percepção desfavorável dos últimos meses, segundo a avaliação da CNC.

 

O levantamento da confederação indica que o resultado positivo do Icec – na comparação mensal – foi influenciado principalmente pela alta, pelo segundo mês consecutivo, do índice que mede o grau de otimismo do empresário do comércio, que aumentou 3,8%.

 

Outro dado a se destacar é o fato de que a intenção de contratação de funcionários por parte das empresas recuou 23,3% em relação a junho do ano passado.

 

Diante desse cenário, a CNC projeta que, pela primeira vez desde 2007, o nível de ocupação no comércio varejista deverá registrar retração anual de 0,8%, equivalente ao fechamento de 66,4 mil postos de trabalho no setor.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.