Mais Esporte

Romero nocauteia Lyoto, que sofre fratura e não dá coletiva

Apenas 1m38s


28/06/2015



Não foi desta vez que Lyoto Machida se reabilitou da dura derrota por finalização sofrida para Luke Rockhold. Pelo contrário. No sábado, o brasileiro perdeu para Yoel Romero, por nocaute, a 1m38s do terceiro round, na luta principal do UFC Hollywood, sediado na Flórida, Estados Unidos. A vitória do cubano – a sexta seguida na organização – é a mais expressiva de sua carreira, e a primeira conquistada sobre um ex-campeão do Ultimate. (Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento).

– Tenho muito respeito ao Lyoto. Queria fazer essa luta com ele porque sei que ele é uma lenda, ele é muito duro – declarou Yoel Romero, em respeito ao oponente.

Ainda no octógono, o cubano chamou a atenção com um discurso confuso, provocado pela semelhança fonética entre "No forget Jesus" (Não esqueçam Jesus) e "No for gay Jesus" (Não para o Jesus gay).

– Escutem, pessoas! O que aconteceu com você, EUA? O que aconteceu com você? O que está acontecendo? Você esqueceu o melhor dos melhores do mundo, o nome de Jesus Cristo. O que aconteceu com você? Acorde, EUA! Volte a ele, volte! Volte a Jesus! Não esqueçam de Jesus, povo – disparou o atleta da ATT, que, na coletiva de imprensa, tentou explicar a situação.

Com tamanha sequência de resultados positivos, Romero ganha força na corrida pelo cinturão do peso-médio, embora saiba que Luke Rockhold é o próximo a desafiar o título do campeão Chris Weidman. Na fila ainda está Ronaldo Jacaré, cuja luta contra Romero já fora marcada – e cancelada – duas vezes.

Lyoto, que tentava reconstruir seu caminho na divisão, amarga, pela segunda vez na carreira, duas derrotas consecutivas. Esta situação aconteceu apenas em 2010, quando sofreu nocaute para Mauricio Shogun e, na sequência, perdeu por pontos para Quinton "Rampage" Jackson.

Lyoto Machida e Yoel Romero começaram tímidos, com muito estudo, e apenas chutes baixos de parte a parte. O brasileiro circulou o octógono, desviando dos chutes altos do cubano e suas investidas na direção do carateca. Com um cruzado de direita, Romero acertou ótimo golpe no adversário, que ergueu os braços para demonstrar que não ficou abalado. A 15 segundos do fim, o "Dragão" acertou um chute rodado na linha de cintura – insuficiente, porém, para abalar o adversário.

No começo do segundo round, Lyoto emplacou um direto no contra-golpe. Romero dominou o centro do octógono, enquanto Lyoto não parava de se mexer lateralmente, dificultando a missão do wrestler em levar o duelo para o solo. Romero clinchou para desferir a joelhada, mas ficou apenas na ameaça da queda. Em seguida, o representante da ATT pareceu encontrar a distância, encaixando cruzado e direto, e o "Dragão" o afastou com as pernas. A dez segundos do fim, o cubano apertou o ritmo, quase derrubou, mas Lyoto fez sinal de negativo para o rival.

Focado, Romero começou o terceiro round avançando com chutes na linha de cintura de Lyoto, que respondeu na mesma moeda. Romero, enfim, conseguiu a queda e não desperdiçou a oportunidade única: desceu uma saraivada de cotoveladas no rosto do brasileiro. Explosivo, ele rapidamente nocauteou o carateca, que ofereceu pouca resistência na defesa.

Após a vitória – a mais importante de sua carreira – o lutador da American Top Team pulou as grades para celebrar. Depois, respeitosamente, em direção ao brasileiro, que era atendido pelos médicos, para cumprimentá-lo.

Contundente, Lorenz Larkin nocauteia Ponzinibbio
Lorenz Larkin combina trocação e chutes em Santiago Ponzinibbio, que não esmorece e vai para cima também. O americano acerta boa ponteira na linha de cintura do argentino, que bota bom chute no corpo do oponente. À vontade, Larkin esboça um chute giratório, um superman punch de direita, e Ponzinibbio vai para o single leg buscar a queda – que não acontece. Larkin finda o round buscando o uppercut e deixando a perna esquerda do ex-TUF Brasil com marcas roxas.

No segundo round, Larkin e Ponzinibbio trocaram golpes na curta distância no centro do octógono. O americano mostrou mais potência e precisão, enquanto o argentino acertava alguns cruzados no vazio e, quando encaixava, não era com a mesma força do oponente. Com um cruzado violento, levou o argentino a knockdwon e parecia que liquidaria a fatura.

Entretanto, o lutador da ATT ainda se levantou, mas, logo depois, não resistiu ao castigo, e o árbitro interrompeu o embate e decretou o nocaute técnico aos 3m07s.

Depois de três reveses, Larkin nocauteou John Howard em janeiro deste ano e, agora, consegue novo resultado contundente. Ponzinibbio, que buscava o terceiro triunfo seguido, é freado pelo adversário e perde pela terceira vez na carreira.

RESULTADOS COMPLETOS:

CARD PRINCIPAL
Yoel Romero venceu Lyoto Machida por nocaute a 1m38s do R3
Lorenz Larkin venceu Santiago Ponzinibbio por nocaute técnico aos 3m07s do R2
Antônio Cara de Sapato finalizou Eddie Gordon no mata-leão aos 4m37s do R3
Thiago Marreta venceu Steve Bossé por nocaute aos 29s do R1
Hacran Dias venceu Levan Makashvili por decisão dividida (29-28, 29-28, 28-29)
CARD PRELIMINAR
Alex Cowboy venceu Joe Merritt por decisão unânime (triplo 30-27)
Leandro Buscapé venceu Lewis Gonzalez por decisão unânime (30-27, 29-28, 30-27)
Tony Sims venceu Steve Montgomery por nocaute técnico aos 2m43s do R1
Sirwan Kakai venceu Danny Martinez por decisão unânime (triplo 30-27)


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.