Educação

Reitora da UFPB quer discutir redução do analfabetismo


20/02/2015



Uma reunião de trabalho com data pré-agendada para aprofundar as discussões relativas a interiorização do desenvolvimento e a redução do analfabetismo na Paraíba. Este foi o principal resultado de uma audiência na manhã desta quinta-feira (19) que a Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, concedeu ao deputado estadual Buba Germano (PSB), em seu gabinete, no campus I.

Engenheiro Agrônomo com especialização em sistemas de irrigação, o deputado Buba Germano levou à audiência com a Reitora estas duas propostas que ele pretende encaminhar para a discussão no parlamento paraibano, e em que espera o envolvimento da UFPB.

Na questão da interiorização do desenvolvimento paraibano, foi proposta uma parceria envolvendo a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), o gabinete parlamentar do deputado, e a UFPB, via Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP), para encaminhar essa discussão a nível de Governo do Estado.

Quanto a redução do analfabetismo na Paraíba, o deputado paraibano trouxe a proposta de criação de uma política pública de envolvimento dos estudantes dos cursos de licenciatura da UFPB, que têm obrigatoriedade de estágio para poderem concluir seus cursos, nesse processo de alfabetização. Isso se daria mediante o pagamento de uma bolsa tanto ao estudante estagiário quanto ao estudante beneficiário, com participações do Governo do Estado e dos Municípios.

Da audiência participaram também os Pró-Reitores de Graduação, Ariane Sá, e Extensão e Assuntos Comunitários, Orlando Vilar, e o Coordenador do IDEP, João Marcelo, ficando pré-agendada para o dia 12 de março uma reunião ampliada na UFPB para o debate dessas questões sugeridas, com explanações do parlamentar e de Pró-Reitores diretamente envolvidos com os temas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.