Economia & Negócios

Liquidações não impedem recuo do comércio em janeiro, diz Serasa


05/02/2015



O movimento dos consumidores nas lojas em janeiro caiu 1,3% em relação a dezembro, considerando os ajustes sazonais, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, o recuo em janeiro de 2015 foi de 1,5%.

Motivado pelas tradicionais liquidações de início de ano, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática foi o único que apresentou variaçãopositiva no último mês, com alta de 4,4% frente a dezembro, ajustada sazonalmente.

Dos segmentos que experimentaram recuo em janeiro, veículos, motos e peças apresentou a maior retração, de queda de 2,8% em relação a dezembro e de 10,5% contra janeiro do ano passado.

Também tiveram variações negativas em janeiro os demais segmentos varejistas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,8%); material de construção (-1,2%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,6%).

Segundo a Serasa, o ano começou fraco para a atividade varejista devido às taxas de juros, que continuam em elevação, à confiança dos consumidores ainda em declínio e a pressões sobre o orçamento doméstico ocasionadas por reajustes e aumentos no início de ano.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.