Política

Wellington Dias defende manutenção da redistribuição dos royalties

Governadores do NE


09/12/2014



O governador eleito do Piauí, Wellington Dias (PT), foi um dos primeiros ao chegar nesta terça-feira (9), ao centro de Convenções de João Pessoa para participar do Encontro dos Governadores Eleitos do Nordeste. Para Dias, este é um encontro fundamental com propósitos positivos para os próximos quatro anos.

Ele defende que o Nordeste precisa se relacionar com os outros estados do país e também com o mundo, porque é uma região que impulsiona o crescimento brasileiro, mas que isso não se pode fazer isoladamente. Para que haja maior interação, ele defende que os estados sejam menos burocráticos nesses assuntos. “Temos pontos em comum para o debate em relação ao equilíbrio fiscal”, disse.

Ainda hoje, Dias viajará para Brasília onde participará de uma reunião com o presidente do Supremo e com a ministra relatora Carmem Lúcia, que deu uma liminar suspendendo a lei dos royalties e participação especial. “Quando senador, fui o autor dessa lei, uma lei que coloca uma distribuição justa da riqueza em mar. Isso significa para um estado como a Paraíba um incremento de aproximadamente 350 milhões de dinheiro novo por ano, se essa lei entrar em vigor. Queremos que o Supremo possa pautar essa reivindicação para que e a lei possa vigorar”.

Dias defendeu ainda que é preciso ter estratégia comum para energia eólica e solar, além de estrutura de portos aeroportos e ferrofias e que a região foi responsável pelo crescimento brasileiro, registrando crescimento acima da média nacional. Quanto as dificuldades, o governador falou que é preciso cuidar do equilibrio fiscal e financeiro e a desburocratização,junto com a saúde educação são desafios gigantes. 

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.