Artes

Festa Literária Internacional homenageia Ariano Suassuna

Fliporto 2014


14/11/2014



Foi aberta nesta quinta feira e vai até domingo 16.11, em Olinda, PE, a 10ª FLIPORTO, Festa Literária Internacional. A programação é imperdível: Congresso Literário, Cine Fliporto, Feira do Livro, e Fliporto Galera e Galerinha. O evento tem como homenageado principal Ariano Suassuna, associado ao tema geral “Literatura é coisa de cinema”.

{arquivo}Abrindo a agenda do Congresso Literário da feira, a autora Lya Luft, juntamente com o escritor Vicente Britto Pereira, que acontece na Basílica de São Bento, local que abrigará destaque do restante da programação composta por 13 painéis que irão abordar a relação entre literatura e a sétima arte, além da obra do paraibano Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”, com aula-espetáculo “O trovador Cariri”, de Romero de Andrade Lima, e palestra do escritor pernambucano Raimundo Carrero.

Nos espaços Fliporto Galera e Galerinha o assunto é cinema, coordenado por Andréa Mota (leia-se: cinescola e cinecabeça), com excelente programação, e mini curso de roteiro com Adriano Portela. A redatora de TV e escritora Adriana Falcão será a homenageada desta edição, além de participar do bate-papo sobre o livro “Mania de Explicação”, na seção Galerinha, e de uma conversa sobre “A máquina”, de sua autoria.

A escritora sul-coreana Hwang Sun-Mi, autora de um livro “A Galinha Que Sonhava Poder Voar” clássico que já vendeu mais de dois milhões de cópias pelo mundo, participa do debate “Escrever com alegria: a imaginação e a fantasia na literatura”, na sexta (14), junto com o escritor Bráulio Tavares e mediação de Abel Menezes. Seu livro deu origem ao filme de animação “Leafie, uma galinha rumo à natureza selvagem” (2011), um dos maiores sucessos do cinema infantil sul-coreano.

Outro autor que teve sua obra adaptada para o cinema foi o britânico Martin Sixsmith. O jornalista escreveu um livro sobre a história de Philomena Lee, e um filme homônimo lançado em 2013 foi indicado ao Oscar na categoria de melhor película. Ele vai conversar com Silio Boccanera sobre a mãe solteira irlandesa que tem o filho tomado por uma instituição católica e entregue à adoção contra sua vontade.

A Fliporto conta ainda com exibição de filmes e Feira do Livro na Praça do Carmo, nesta edição com mais de 60 estandes e mais de 100 editoras e distribuidoras nacionais. A Fliporto tem acesso gratuito e conta com estimativa de público entre 90 e 110 mil pessoas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.