Artes

Ator Luiz Carlos Vasconcelos apresenta ‘Silêncio Total –Vem Chegando Um Palhaço

Silêncio Total


13/11/2014



O ator Luiz Carlos Vasconcelos estará na cidade de Macapá com a tournée do espetáculo “Silêncio Total –Vem Chegando Um Palhaço” durante o mês de novembro. O espetáculo, que já foi visto em várias cidades do Brasil, em países da Europa, Ásia e África, chega agora ao norte do país. Os espetáculos serão feitos nas cidades de Macapá/AP (de 18 a 20 de novembro) e Santarém/PA (de 22 a 25 de novembro).

Além das apresentações, o ator também irá se reunir com estudantes, artistas e membros da comunidade para dialogar sobre a produção cultural local e trocar experiências. O projeto faz parte do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 patrocinado pelo Ministério da Cultura e com apoio da Lei Rouanet.
O ator, que participou recentemente da novela Geração Brasil, da Rede Globo, garante que o público irá se divertir e refletir sobre a condição humana. Vasconcelos conta que mantém apresentações do Palhaço Xuxu, personagem central do espetáculo, há cerca de 36 anos, e confidencia:

“O palhaço é a expressão mais autêntica do ser humano, que a gente chama da expressão do ridículo, aquilo que a gente tenta esconder. Você não sai dizendo a todo mundo que você é vaidoso, você passa a mão no cabelo pelo reflexo do vidro do metrô, disfarçadamente. O palhaço não passa disfarçadamente. Pergunta ao quinto andar do prédio: ‘olhando de cima, eu tô bonito aqui embaixo?’. Quer dizer, ele exacerba isso fazendo os outros rirem”.

Para Vasconcelos, o fato do Palhaço funcionar e se manter querido pelo público durante tanto tempo é por ele ser “profundamente humano”. “Aquela criatura que está ali na frente faz com que os outros seres humanos se reconheçam: Nossa aquele ridículo todinho é nosso, poderia ser meu também…”, frisa. O espetáculo promete momentos de poesia, teatro, brincadeira e desenvoltura, as vezes até farsesca, do universo circense.

O Ator – Luiz Carlos Vasconcelos nasceu em Umbuzeiro, interior da Paraíba e tem uma longa história com o movimento teatral e circense no estado. O ator chegou a promover um encontro de palhaços de várias partes do mundo em 2001.Antes disso, em 1978, Vasconcelos fundou o Centro Cultural Piolin, em João Pessoa. O Piolin desenvolve ações educativas e culturais voltadas para crianças, adolescentes e jovens.

Ainda no campo teatral, o ator é responsável por uma das adaptações de Guimarães Rosa mais festejadas do últimos tempos: ‘Vau da Sarapalha’, em 1992. A peça produzida pelo Grupo Piolim, sob sua direção, foi um sucesso estrondoso e excursionou pelo Brasil, exterior e ficou em cartaz ainda em 2006.

A estreia no cinema foi no papel do cangaceiro Lampião, no filme‘O Baile Perfumado’, filme pernambucano de 1996. A produção, de baixo orçamento mesmo para os padrões brasileiros, fez sucesso em festivais e os cineastas dos grandes centros tiveram sua atenção atraída para Vasconcelos. Na sequência, o paraibano fez filmes para Walter Salles e Andrucha Waddington.

Na televisão, teve participação na novela ‘Senhora do Destino’, ‘Araguaia’, ‘Flor do Caribe’ e ‘Geração Brasil’ e em séries como ‘Carga Pesada’, ‘Pedra do Reino’, ‘Natal do Menino Imperador’ e ‘Queridos Amigos’. Além de ‘Baile Perfumado’, Vasconcelos também atuou nos filmes ‘Abril Despedaçado’, ‘Eu, Tu, Eles’, ‘Carandiru’ e mais recentemente, em ‘O Tempo e o Vento’, entre outros trabalhos.

 

 

 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.