Artes

Mestre Luiz Paixão faz oficina e sambada em João Pessoa

Mestre Cavaleiro


17/10/2014

 Um dos mais renomados grupos de Cavalo-Marinho do Estado de Pernambuco está vindo à Paraíba para ministrar oficina e realizar sambada. O Boi Brasileiro, grupo de trajetória histórica, conta com a participação do Mestre Rabequeiro Luiz Paixão e aporta na capital paraibana no dia 19 de outubro em oficina a ser realizada com o próprio mestre e grupo na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste – ABN, no Centro Histórico.

O Cavalo Marinho é uma manifestação caracterizada por ser um teatro de rua, sobre a celebração do dia de Reis. Possui um banco de músicos composto por instrumentos como rabeca, ganzá, bage e pandeiro e mais de 100 personagens denominados, pelos brincantes, de figuras. A brincadeira é mediada pela figura do coronel e de dois animadores de festa, chamados de Mateus e Sebastião.

Oficina na Associação Cultural Balaio Nordeste: Propõe facilitar atividades de dança, música, demonstração das figuras e fundamentos da brincadeira. A oficina será mediada pelos integrantes do grupo Boi Brasileiro, Sr. Luiz Paixão (mestre de rabeca), Zé Mário (contra-mestre), Maíca (bage e filha de Biu Roque), Dó (mineiro) e Mina (pandeiro) .

SERVIÇO:
1) Oficina no Balaio Nordeste:
Local: Associação Cultural Balaio Nordeste (R. Maciel Pinheiro, n 02, Térreo da Associação Comercial, Centro).
Horário: 14h às 17h.
Colaboração: R$ 10,00 (oficina + certificado)
Vagas: 30 (dança e percussão), 10 (Rabeca, com Luiz Paixão)
Inscrições: pelo e-mail: iabaraproducoes@gmail.com
2) Sambada de Cavalo Marinho no Espaço Cultural
Local: Teatro de Arena, Espaço Cultural – R. Abdias Gomes de Almeira, Tambauzinho).
Horário: 18h às 21h. Entrada Franca



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.