Economia & Negócios

Seguradora alerta para acidentes de trânsito envolvendo pedestres

Comportamento


18/09/2014



Levantamento da Seguradora Líder-DPVAT, administradora do Seguro DPVAT no País, alerta para a quantidade de acidentes de trânsito envolvendo pedestres no primeiro semestre de 2014. Este é o segundo tipo de vítima que mais recebeu indenizações no período, levando em consideração todas as três coberturas do Seguro DPVAT: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas. A cada dia, 370 pedestres são envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil.

"Os pedestres são os mais vulneráveis no trânsito. Os demais atores têm lataria ou equipamentos e dispositivos de segurança que ajudam na proteção em caso de um acidente. No primeiro semestre de 2014 realizamos o pagamento de 7.806 indenizações por morte para família de pedestre, uma média de 43 óbitos por dia. É muito importante uma semana inteira dedicada à reflexão sobre o número de vítimas de acidentes de trânsito", explica o diretor-presidente da Seguradora, Ricardo Xavier.

Das indenizações pagas por morte durante o primeiro semestre de 2014, 31% foram destinadas a acidentes envolvendo pedestres. Quando analisada a cobertura por invalidez permanente para o mesmo tipo de vítima, a Seguradora registrou 20% do total dos casos, superando 50 mil indenizações.

De 18 a 25 de setembro a Seguradora, com o objetivo de alertar à sociedade sobre o problema, inicia uma campanha em seu blog "Viver Seguro no Trânsito" com posts com informações e dicas de como se portar no trânsito para uma convivência pacífica. Além disso, um vídeo mostrará a reação de alunos de autoescola ao serem estimulados a dirigir de forma agressiva no trânsito.

"Nosso objetivo é mostrar à sociedade um vídeo que choque para que todos façamos uma autocrítica sobre nossas atitudes no trânsito. Para uma convivência pacífica é necessário, em primeiro lugar, o respeito. A campanha também lembra que todos, independentemente do veículo que conduzimos, em alguns momentos, somos também pedestres" comenta o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder-DPVAT, Marcio Norton.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.