Educação

Encontro discute construção do Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo


28/08/2014



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PB) realizou, nessa quarta-feira (27), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira, um encontro para mais de 200 técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) da Paraíba. O evento teve como objetivo construir o diagnóstico que irá compor o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo.

O evento, no primeiro momento, falou sobre a importância do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e também contou com a participação do juiz da vara da infância e juventude, Adalberto Ribeiro de Souza, da promotora da Criança e do Adolescente, Soraya Escorel, e de um adolescente protagonista.

Diálogo – A presidente do Cedca-PB, Carmen Meireles, destacou que, para a construção do Plano Estadual, a escuta dos profissionais que atuam com adolescentes que cumprem medida socioeducativa foi essencial.
“Estamos saindo do evento com um levantamento sobre o que os profissionais dos Creas acham do atendimento socioeducativo e consequentemente isso irá contribuir para a construção do Plano Estadual de Atendimento”, ressaltou.

Para Amanda Duarte, técnica da Sedh, e uma das organizadoras do evento, outro momento importante foi o diálogo em que os profissionais tiveram com o Poder Judiciário.

“Tivemos a oportunidade de falar as dificuldades e fragilidades que encontramos com o Poder Judiciário, pois é ele quem determina a medida socioeducativa que o adolescente irá cumprir”, acrescentou.

Proteção – A proteção integral à criança e ao adolescente na Paraíba tem avançado com a construção dos Planos de Enfrentamento à Violência Sexual; Plano de Convivência Familiar e Comunitária; Plano de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (em construção) e o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo (em construção).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.