Música

Orquestra Sinfônica da Paraíba inaugura primeira sala de concertos

Qualidade


26/08/2014

A Orquestra Sinfônica da Paraíba, com 69 anos de fundação, inaugura a primeira sala oficial de apresentações, a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no antigo Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rego. O ambiente foi reestruturado de acordo com as especificações exigidas pela música de orquestra. Para inaugurá-lo, dois concertos serão apresentados. A estreia será nesta quinta-feira (28) com o concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Na sexta-feira (29), será a vez da Orquestra Jovem subir ao novo palco. Ambas as apresentações serão regidas pelo maestro Luiz Carlos Durier. Os espetáculos iniciam às 20h e a entrada é gratuita.

Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Reivindicação antiga do grupo, a sala foi contemplada pela obra de reforma do Espaço Cultural José Lins do Rego. Um ambiente voltado à música clássica, com rigorosas especificações técnicas cumpridas em toda a estrutura, desde o tratamento das paredes até o palco. O revestimento de piso e parede foi substituído por materiais que atendam à necessidade acústica da atividade artística, possibilitando mais qualidade sonora. O palco foi ampliado para abrigar orquestras e, ao fundo, conta com um espaço para a apresentação de grupos de coro. A capacidade de lugares foi ampliada para 570 poltronas novas e reclináveis que garantem a acessibilidade. A iluminação também foi trocada e reforçada com mais pontos de luz.

“A sala cumpre o papel físico, os engenheiros atenderam às nossas reivindicações. O espaço está com uma acústica maravilhosa, tenho certeza que será uma referência no país. Só temos a festejar”, comemora o maestro. Além da sala de concertos, a nova estrutura da OSPB conta com bilheteria, recepção, secretaria, diretoria, arquivo musical, sala do maestro, copa, quatro baterias de banheiros, ambientes para ensaios e pequenas apresentações, e salas para cada equipamento ligado à OSPB.

Homenagem a José Siqueira – Um dos principais nomes da música brasileira no século XX, reconhecido mundialmente, José de Lima Siqueira, maestro e compositor natural de Conceição, foi escolhido pela Orquestra Sinfônica para ser patrono da sala de concertos. “José Siqueira foi um grande músico. Com conhecimento aprofundado da música brasileira em suas mais diversas vertentes. Ele deixou grandes obras baseadas na nossa literatura e folclore. Ele foi além. Foi responsável por fazer da música um trabalho social, contribuindo com a formação de novos artistas, entre eles, Eleazar de Carvalho. Como acadêmico, criou os quatro cadernos de música. Ainda foi através de sua iniciativa e liderança que foi criada a Ordem de Músicos do Brasil, um instrumento que protege e valoriza a nossa carreira até hoje. Por esses e tantos outros feitos esta homenagem se faz mais do que merecida”, explica o maestro Durier.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.