Educação

Profissional da Faculdade de Tecnologia Termomecanica conquista bolsa de estudo

Tecnologia


10/07/2014

 Profissional da Faculdade de Tecnologia Termomecanica conquista bolsa de estudos na New York University

São Bernardo do Campo, 07 de julho de 2014 – Um dos profissionais formados pela Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), mantida pela Fundação Salvador Arena, foi agraciado com uma bolsa de estudos da New York University (NYU), nos Estados Unidos. A instituição está entre as melhores e mais concorridas universidades do mundo. Luen Pereira Refundini, 25 anos, formado pelo curso de Mecatrônica da FTT, fará mestrado em Engenharia Mecânica com especialização em Dinâmica dos Fluídos e Sistemas Térmicos na Escola Politécnica de Engenharia da NYU a partir do segundo semestre deste ano. Além das provas necessárias para a aprovação, a diretoria acadêmica da FTT precisou enviar à universidade americana uma carta de recomendação, confirmando o bom desempenho do candidato durante a vida universitária.

A bolsa de estudos foi concedida por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Governo Federal, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia a partir do intercâmbio. Do total de mil bolsas previstas no último edital, apenas 600 foram implementadas. Segundo Luen Refundini, as provas de inglês e matemática estão entre as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais que entram na disputa por uma vaga gratuita nas instituições de ensino americanas. “E depois de todo processo, o maior desafio é segurar a ansiedade até receber a confirmação da universidade”, completa Refundini.

A New York University é uma das maiores universidades sem fins lucrativos dos Estados Unidos e uma das mais antigas do país. Possui mais de 40 mil alunos e faz parte da Associação de Universidades Americanas, um seleto grupo internacional de instituições de ensino superior líderes em pesquisa e educação. As bolsas de estudo da NYU são disputadas por estudantes de mais de 130 países. A universidade conta com 23 ganhadores de Prêmios Nobel, entregues anualmente às pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade. Luen irá estudar em tempo integral durante dois anos.

“O curso de Mecatrônica da FTT me ajudou em dois pontos principais: me deu uma base sólida para continuar meus estudos e me formar engenheiro mecânico e me permitiu ingressar logo no mercado de trabalho, numa posição favorável, com perspectiva de crescimento”, explica Luen. Para ele, tão importante quanto à formação acadêmica, foram os valores passados pela instituição. “Esses conceitos vão contribuir com meu desenvolvimento social, principalmente em um país de primeiro mundo”, conta.

Até a mudança para a cidade de Nova York, em função da nova conquista, Luen exerce o cargo de analista de projetos em uma multinacional alemã localizada na cidade de São Paulo. “Durante o curso, tive a oportunidade de conhecer diversas áreas da indústria, seja na mecânica, elétrica, automação, informática. Isso me proporcionou um leque de opções e, no meu cargo atual, preciso ter o conhecimento, mesmo que básico, sobre cada processo envolvido”, explica. Ele embarca na primeira semana de agosto deste ano.

Um grupo de seis alunos dos cursos superiores da FTT que também conquistaram bolsas de estudo do programa Ciência sem Fronteiras já está estudando no Canadá. Outros dez estudantes devem embarcar nos próximos meses para estudar no Canadá, Japão, Austrália e Reino Unido. “Esta é a oportunidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação, e mostrar os esforços que a Fundação Salvador Arena, responsável pela FTT, tem feito especialmente na área de educação. Nossos profissionais são altamente capacitados para encarar não só o mercado de trabalho, mas também trabalhar em prol da transformação social”, finaliza Wilson Carlos da Silva Jr, diretor acadêmico da Faculdade de Tecnologia Termomecanica.

Sobre a Fundação Salvador Arena

Idealizada e criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico e proprietário da Termomecanica São Paulo S.A., a Fundação Salvador Arena é uma instituição civil de finalidade filantrópica, direito privado e sem fins lucrativos que mantém atividades de apoio social voltadas à transformação social e, em especialmente, educação.

Hoje, a Fundação Salvador Arena é administrada por um Conselho Curador, que manteve os projetos originais e vem ampliando os investimentos sociais e educacionais ao longo dos últimos anos. Além de desenvolver projetos próprios, como o Colégio Termomecanica e a Faculdade de Tecnologia Termomecanica, a Fundação implementa programas que visam ao fortalecimento do terceiro setor por meio do apoio a entidades beneficentes, filantrópicas e ONGs e da capacitação de dirigentes e técnicos dessas organizações.

Em 2013, o foco de investimento da Fundação Salvador Arena foi educação, que recebeu o maior volume de recursos, da ordem de R$ 41 milhões, seguido de assistência social, para a qual mais de R$ 6 milhões foram aplicados em iniciativas de desenvolvimento social, comunitário e fortalecimento de organizações do terceiro setor.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.