Futebol

Mexicano que não viu mordida de Suárez apitará Brasil x Alemanha

Arbitragem


07/07/2014

{arquivo}O árbitro designado pela Fifa para apitar a semifinal entre Brasil e Alemanha já atuou em jogo polêmico nesta Copa do Mundo. O escolhido foi o mexicano Marco Rodríguez, que não viu a mordida do uruguaio Luis Suárez no italiano Giorgio Chiellini na fase de grupos.

A partida das 17 horas (de Brasília) desta terça-feira, no Mineirão, será a quinta do juiz de 40 anos em Mundiais, a sua terceira só na atual edição. Além da vitória uruguaia por 1 a 0 sobre a Itália, Rodríguez também apitou o triunfo belga por 2 a 1 sobre a Argélia, também na primeira fase.
Em 2010, o mexicano estreou em Copas do Mundo e atuou somente na primeira fase da competição na África do Sul, participando da vitória da Espanha sobre o Chile por 2 a 1 e da goleada da Alemanha diante da Austrália por 4 a 0.
A confusão envolvendo Suárez, que sofreu severa punição da Fifa por cravar seus dentes próximos do pescoço de Chiellini, foi uma das situações mais comentadas da Copa, mas Marco Rodríguez acabou sendo considerado inocente por conta da dificuldade de enxergar a mordida dentro da área.
No jogo da mordida de Suárez, porém, Marco Rodríguez chamou atenção mostrando cartão vermelho direto ao italiano Marchisio por entrada dura no segundo tempo. Foi a sua terceira expulsão em Mundiais, já que, a quatro anos, excluiu o chileno Estrada e o australiano Cahill.

Em relação aos brasileiros, Marco Rodríguez apitou a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Al Ahly, do Egito, na semifinal do Mundial de Clubes de 2012. Na mesma competição, em 2007, foi o árbitro da final na qual o Milan de Kaká derrotou o Boca Juniors por 4 a 2.
Em competições de seleção, o mexicano trabalhou nas edições da Copa Ouro da Concacaf de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013, na Copa América da Conmebol em 2004, no Mundial sub-20 de 2009 e no Mundial sub-27 de 2003, 2005 e 2013.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.