Economia & Negócios

DIA DO TURISTA: Atividade aquece economia da Paraíba


13/06/2014

A expansão da economia e a elevação do poder de compra fez o turismo mundial crescer significativamente nos últimos anos. Viajar, conhecer outros países e culturas são os desejos de milhares de turistas que rodam o mundo anualmente. Hoje, 13, é comemorado o Dia do Turista e o Brasil é um dos países que mais recebeu turistas estrangeiros, o que, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa um crescimento de 13,14%, no período de 2009 a 2011, sendo 29,83% oriundos da Europa e 13,43% da América do Norte.

O aumento do fluxo de turistas se deu em todo o país e a tendência é de crescimento para os meses de junho e julho, tendo em vista a Copa do Mundo, as férias escolares e os festejos de São João, que movimentam o Nordeste. Na Paraíba, o comércio, os hotéis e os restaurantes já estão prontos para receber os turistas e, segundo Ruth Avelino, presidente da PBTur, durante o período haverá uma ocupação de até 90% de toda rede hoteleira do estado.

A expectativa é que essa movimentação reflita diretamente na arrecadação de bares e restaurantes paraibanos, tendo em vista a culinária local, as festas juninas e a localização estratégica do estado, como afirma o presidente da Abrasel-PB, Marcos Mozzini. “Em nossas projeções, acreditamos que teremos um incremento de pelo menos 30% a mais no faturamento do setor, em relação ao mesmo período do ano passado, e que tenhamos um movimento equivalente ao mês de janeiro, que é um mês de alta estação”. Além disso, a associação lançou recentemente o Guia Abrasel 2014/2015, com foco na Copa do Mundo e com informações que irão auxiliar o turista em visita ao estado, como mapas e dicas de restaurantes.

A expansão é prevista para todo o estado e o Litoral Norte paraibano é dos locais que mais devem crescer e receber turistas nos próximos meses e anos. A instalação de novos restaurantes, residenciais e a chegada de grandes empresas, como o estaleiro de reparos de navios em Lucena, devem aquecer a economia e ampliar o desenvolvimento da área. De acordo com o presidente da Associação Amigos do Litoral Norte, Selmo Lima, além desses fatores, a construção da ponte que ligará Cabedelo e Lucena é determinante para o crescimento da região, já que haverá um aumento no fluxo de pessoas pelo Litoral Norte.

 

Capacitação necessária

Com o mercado de turismo em alta, especialmente do público estrangeiro, a procura por cursos de idiomas vem aumentando. Taxistas, equipes de bares, restaurantes e hotéis, além dos guias de turismo demandam capacitação.

De acordo com Danielle Gurgel, a gerente do CNA Ruy Carneiro, a procura por cursos voltados para a área de turismo aumenta anualmente, especialmente pelas empresas. "Percebemos que o empresariado está tomando consciência da necessidade de qualificação da sua mão-de-obra: hotéis, restaurantes e imobiliárias já despertaram para essa necessidade e estão investindo no seu pessoal. Porém, os empregados do setor ainda não compreenderam que eles mesmos podem investir nas suas carreiras e que isso fará uma grande diferença em muito pouco tempo", explica Danielle.

 

Novos empreendimentos

O desenvolvimento turístico e econômico da Paraíba chama também a atenção de empresários do setor. Um dos mais prestigiados chefs europeus, Vitor Sobral, e o empresário português Pedro Graça inauguraram nesta semana seu primeiro empreendimento no Nordeste, com investimento de mais de 1,2 milhão de reais.

A Tasca da Esquina traz para o circuito de João Pessoa a gastronomia portuguesa, com toque contemporâneo e muita criatividade. A partir de agora, os pessoenses e os muitos visitantes que a casa irá trazer vão poder apreciar as receitas de matriz portuguesas casadas com o uso de ingredientes tipicamente brasileiros e paraibanos.

Assim como já aconteceu em Lisboa e São Paulo, onde a Tasca da Esquina se tornou uma referência em culinária lusitana, a casa de João Pessoa vai colocar a cidade no seleto circuito dos grandes restaurantes de classe mundial, além de estreitar os laços afetivos e culturais com Portugal, atraindo muitos turistas para a cidade. "As gentes da Paraíba são bastante afáveis e hospitaleiras, os produtos, sobretudo os do mar, são de excelente qualidade e a terra em si é linda", explica Vitor Sobral.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.