Eventos

Parque do Povo terá bênção dos pães no dia de Santo Antônio

Santo Antônio


12/06/2014



Neste dia 13 de junho, a Igreja celebra um dos santos mais populares do Brasil. Mantendo viva a tradição e iniciando as atividades do projeto Fé e Cultura, a diocese de Campina Grande promove a Bênção dos Pães de Santo Antônio, a partir das 18h30, no Parque do Povo. Cerca de 1000 pães serão distribuídos na solenidade, que acontecerá em frente à réplica d Catedral.

Um grupo coordenado pelos participantes do Terço dos homens comandará um momento de oração para, em seguida, acontecer a bênção dos pães. “Há muita fé no nosso povo, e este momento da bênção dos pães é muito significativo”, diz Pe. Raniery Alves, coordenador do Projeto Fé e Cultura. Nos próximos dias deverá acontecer o lançamento oficial do Projeto, quando será aberta a réplica da Catedral com o Museu Diocesano. “Este ano a Catedral ganhou uma nova estrutura, novo formato e algumas novidades que não posso adiantar. Mas em breve a estrutura ficará pronta e nós faremos a abertura oficial do Projeto”, explicou o coordenador.

O Projeto Fé e Cultura é uma parceria da Diocese com a Prefeitura Municipal de Campina Grande que visa resgatar o sentido religioso da festa, mostrando a história e devoção popular aos santos festejados neste mês de junho: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24), São Pedro e São Paulo (dia 29).

FÉ E TRADIÇÃO

A história do “Pão de Santo Antônio” faz alusão a um fato curioso na vida do então Frei Antônio. Conta a história que o Frei comovia-se e inquietava-se tanto diante da pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres da região todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer e alertou todo convento de que os pães haviam sido roubados.

O Frade padeiro foi contar ao Frei Antônio o ocorrido. Este o mandou que verificasse melhor o lugar em que tinha deixado os pães. O Irmão padeiro voltou e se surpreendeu: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.

Até hoje na devoção popular o “pãozinho de Santo Antônio” é colocado, pelos fiéis nos sacos de farinha, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.