Educação

UFPB e UFCG despencam em ranking com universidades da América Latina

Qualidade


03/06/2014

 

Um ranking realizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação, mostrou que universidades brasileiras perderam posições entre as instituições de ensino superior da América Latina. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, que detinha o primeiro lugar desde 2011, na edição de 2014 foi superada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Mas essa queda em nada se compara com a das universidades federais paraibanas.

A UFPB e a UFCG  também despencaram no ranking de universidades da América Latina elaborado pela consultoria britânica QS. A UFPB passou da 115ª posição, em 2013, para 130ª, enquanto a UFCG saiu do 122º lugar para se posicionar acima da 150ª posição.

O desempenho mais negativo da UFPB se deu nos itens reputação acadêmica, ficando na 201ª posição, e o número de citações por publicação, na 158ª posição. Já a melhor posição foi obtida no item professores com doutorado, onde a UFPB obteve a 43ª colocação. A soma dos indicadores indica que a UFPB vem regredindo em termos de presença acadêmica no cenário latino-americano. Isso em muito se deve à melhoria da performance de outras universidades que aceleraram seu desempenho e ultrapassaram a UFPB e a UFCG

Nesta edição de 2014, 395 instituições do continente foram avaliadas e 300 foram classificadas. O Ranking leva em consideração sete critérios: o de maior peso foi a reputação acadêmica de cada universidade, com 30% da pontuação, seguido pela reputação dos graduados no mercado de trabalho. Juntos, esses dois critérios somam 50% da nota. O número de alunos por professor na sala de aula, a quantidade de publicação por professores, o número de citações por publicação, a proporção de professores com doutorado e a presença digital da instituição constituíram a outra metade da pontuação.

 

Veja como ficaram as principais universidades da América Latina:

1 – Pontifícia Universidade Católica do Chile
2 – Universidade de São Paulo (USP)
3 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
4 – Universidade Federal do Rio de Janeiro
5 – Universidade de Los Andes – Colômbia
6 – Universidade do Chile
7 – Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
8 – Universidade Nacional Autônoma do México
9 – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
10 – Universidade Federal de Minas Gerais
10 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (empate)

130 – Universidade Federal da Paraíba

151-160 – Universidade Federal de Campina Grande



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.