Educação

Confira posição das 78 melhores universidades brasileiras da América Latina


28/05/2014



O Brasil lidera mais uma vez o ranking das melhores universidades da América Latina. De acordo com o levantamento da Quacquarelli Symonds (QS), reconhecimento grupo britânico de pesquisas educacionais, as universidades brasileiras ocupam 78 posições no ranking das 300 melhores instituições latinas.

Na edição deste ano do ranking, publicado nesta terça-feira (27), a QS mostra que o País ultrapassa o México, que possui 46 universidades no levantamento, a Colômbia, que tem 41, a Argentina, que conta com 34, e o Chile, que possui 30 instituições entre as 300 melhores. A organização britânica avalia as instituições de ensino superior da América Latina desde 2011.

A grande novidade desta edição de 2014 foi a queda a Universidade de São Paulo (USP), que deixou pela primeira vez o posto de melhor instituição da região. Assumiu o topo do levantamento a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Outro destaque do levantamento atual é a subiba de duas outras instituições brasileiras no TOP 20 do ranking. Na edição de 2013, o País participava com oito universidades.

Metodologia

Para a realização das comparações, a QS usa como metodologia avaliações sobre o nível de reputação acadêmica das instituições, o reconhecimento que elas têm no mercado de trabalho, o número de docentes em dedicação exclusiva, a produção científica, a titulação de professores, além de outros critérios como o número de alunos por sala por professor.

Esse último critério e o impacto científico da produção da Pontifícia Universidade Católica do Chile fizeram com que a instituição ganhasse a primeira colocação. Nos últimos rankings, a universidade sempre ficava na segunda posição.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.