Paraíba

ForumTec traz experiências de Belo Horizonte, Recife e Florianópolis


27/05/2014



O segundo dia do Fórum Municipal de Discussão do Parque Tecnológico de João Pessoa (ForumTec) contará com as palestras do diretor-presidente do BHTec, Ronaldo Tadeu Pena (BH); do diretor Executivo da Fundação CERTI, do Sapiens Parque, Leonardo Carioni (SC); e do diretor executivo do Porto Digital, Leonardo Guimarães (PE). Eles vão trazer os casos de sucesso de ambientes regionais de inovação tecnológica e mostrar que impactos trouxeram para a cidades onde estão instalados.

O ForumTec teve início na terça-feira (27) e continua nesta quarta-feira (28), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, a partir das 9h. É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e reúne estudantes, professores e pesquisadores universitários, além de representantes do Sebrae, Fiep e entidades de classe, a exemplo da Sucesu e da Abradi.

“Nessa quarta-feira vamos conhecer experiências de Parques Tecnológicos de três diferentes regiões do País e que muito contribuirão para a criação do modelo que teremos em João Pessoa. Será uma experiência rica e um debate importante para nosso processo de implantação”, afirmou a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio.

Para Leandro Carioni, um dos palestrantes do dia, a existência de um parque tecnológico em uma cidade representa crescimento e desenvolvimento tecnológico, econômico e consequentemente social. “Tomando como exemplo a cidade de Florianópolis, na qual a Fundação Certi esteve à frente na implantação do parque tecnológico, o desenvolvimento no mercado de tecnologia influencia outros setores. Hoje, a capital de Santa Catarina se encontra nos primeiros lugares de rankings nacionais na área de educação, saúde, segurança e geração de emprego e renda”, ressaltou.

Inscrições – As pessoas interessadas em participar do ForumTec ainda podem se inscrever no próprio local do evento. Às 9h, iniciam-se as palestras e, logo após, haverá a divisão das discussões em três grupos: Mercados e Serviços, Financiamento e Governança e Academia e Parceiros. Ao final, uma plenária será realizada para validar as contribuições e sugestões oriundas das discussões em grupo e um documento do Fórum será redigido.

Primeiros passos – A PMJP deu o ponta pé inicial para a implantação do Parque Tecnológico da Capital, na manhã da terça-feira (27), com a realização ForumTec, que os caminhos para construir um equipamento que alie atividades com potencial competitivo, pesquisa científica e inovação tecnológica na cidade de João Pessoa.

O primeiro passo nessa direção, será dado com a criação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e a inserção do projeto no Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis, que conta com o financiamento do Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID).


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.