Economia & Negócios

Feira do Empreendedor oferece 300 atividades gratuitas durante quatro dias

Estímulo


13/05/2014



O maior evento de empreendedorismo na Paraíba terá início na próxima quinta-feira (15). A 6a edição da Feira do Empreendedor, que será realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, das 14h às 22h, até o domingo (18), será um celeiro de oportunidades para quem pensa em abrir o seu próprio negócio e para quem quer aperfeiçoar sua empresa. Inovação, economia criativa, agronegócio, educação empreendedora, tecnologia, sustentabilidade, acesso ao crédito serão temas de cerca de 300 atividades gratuitas que serão oferecidas durante esses quatro dias.

Com o tema “O empreendedorismo que transforma”, o evento está com suas inscrições abertas pelo site www.feiradoempreendedorpb.com.br. A feira vai ofertar palestras, oficinas, orientação, consultorias, acesso a financiamento por agentes bancários e tecnologias sustentáveis, além de uma exposição de negócios de mais de 70 empresas e instituições. Serão múltiplas oportunidades para diversos setores (comércio, serviço, indústria e agronegócio).

“Muitas pessoas já possuem características empreendedoras, mas é preciso aperfeiçoar e desenvolver. Garantir um bom negócio vai além de oferecer um bom produto. É preciso se diferenciar, entender do próprio negócio, da sua gestão e o impacto dele na sociedade. Para quem busca esses diferenciais, a Feira do Empreendedor é uma excelente oportunidade”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

A Feira do Empreendedor contará com espaços segmentados para atender aos diversos públicos de empreendedores. No “Espaço Inovação que Transforma”, por exemplo, haverá importantes eventos paralelos, com seminários e palestras com foco em soluções estratégicas para os pequenos negócios, destacando design, e-commerce, tecnologia, inovação e apoio às startups.

Para os empreendedores da área de cultura, moda, design e inovação, não faltarão oportunidades de negócios no “Espaço Economia Criativa”. Com diversas atividades, a ideia é apresentar o potencial desse novo conceito de economia e mostrar que, com ele, é possível gerar renda, emprego e impulsionar o desenvolvimento de uma empresa e de sua localidade.

Os produtores rurais também terão diversas oportunidades de negócios no evento, além de capacitações. No “Espaço Agronegócio”, haverá exposição de tecnologias e apresentação de fornecedores para esses produtores, além de trabalhos da apicultura, floricultura, policultura, que mostre as diversas oportunidades de negócios.

O tema sustentabilidade nos pequenos negócios estará presente em diversas atividades realizadas durante a Feira do Empreendedor. Os empresários poderão aprender que ações simples, como a coleta seletiva do lixo, o uso de lâmpadas fluorescentes, o controle do consumo de papel, de água e de energia, por exemplo, contribuem para uma sociedade sustentável, e ainda podem diminuir custos e gerar lucro para as empresas.

A sexta edição da Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae e tem o patrocínio do Governo do Estado, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Fiep/Senai, Correios e Vivo e parceira do Sistema Faepa-Senar, Funjope, Sistema Fecomércio/Senac, SESCOOP, Funad, Emlur, GS1, ABNT, Inmetro, Atecel, Scientec, INPI, Parque Tecnológico, IFPB, Unipê, UFPB, Faculdade Maurício de Nassau, IESP, UFCG, FIP-PATOS, Abrasel/PB, Instituto Economia Criativa (SP), Instituto Delta Zero (PE), Convention Bureau de João Pessoa, Embrapa, Emater, Emepa, Empasa, Junta Comercial, INSS, Receita Federal e Receita Estadual. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.feiradoempreendedorpb.com.br.

Mapa de oportunidades de negócios
Durante a Feira, serão apresentadas oportunidades de negócios do Litoral ao Sertão da Paraíba. O evento vai mostrar o “Mapa de Oportunidades” da Paraíba nas áreas de Saúde e bem-estar, Turismo e eventos, Alimentação, Educação, Beleza, Moda, Tecnologias digitais, Limpeza e segurança, Tendências de mercado, Habitação e Agronegócios.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, o levantamento mapeou as principais oportunidades para os pequenos negócios no Estado com base nos grandes investimentos privados e públicos, na densidade empresarial (foco pró varejo), tendências de mercado, além da análise de dados das atividades de campo dos Agentes Locais de Inovação (ALI).

“Os potenciais empreendedores terão a possibilidade de conhecer este Mapa de Oportunidades e, em seguida, receber informações e orientações no Espaço de Atendimento Individual da Feira. Serão listadas tendências de negócios nas nove regiões em que o Sebrae tem agência”, destacou Bera Wilson.

O Mapa de Oportunidades será disponibilizado em um aplicativo no Espaço Memorial Sebrae. Através de uma tela touch, os visitantes terão acesso ao levantamento. “Para cada região, há uma descrição econômica, informações sobre o ambiente empresarial e os investimentos públicos e privados relacionados aos setores do comércio, indústria, serviço, turismo e agronegócios. Em seguida, são listadas as ideias de negócios em 11 áreas”, disse a analista.

Atendimento e orientação empresarial
Além das palestras, seminários e capacitações, durante a Feira do Empreendedor haverá atendimento e orientação empresarial. Para os microempreendedores individuais (MEI), aqueles empresários que faturam até R$60 mil por mês, haverá uma ampla estrutura de atendimento e orientação para informar sobre o pagamento de impostos mensais e envio da Declaração Anual de Rendimentos.

De acordo com a analista do Sebrae Paraíba e responsável pelo “Espaço Orientação Empresarial”, Raquel Costa, os empresários que buscarem orientação no evento passarão por uma triagem para otimizar o atendimento. “Teremos equipes para atender quem quer abrir uma empresa, para quem quer expandir e para prestar orientações sobre declarações e impostos”, destacou Raquel. Neste Espaço, os empreendedores contarão ainda com os serviços de instituições parceiras, como o INSS, Corpo de Bombeiros e Junta Comercial.

Plataformas digitais
Plataformas digitais conhecidas mundial e nacionalmente estarão presentes na Feira do Empreendedor da Paraíba. Facebook, Google e Mercado Livre irão mostrar aos empreendedores paraibanos como as ferramentas podem ser usadas para incrementar negócios e atrair clientes.

Com a parceira com o Facebook, os participantes do evento irão aprender como usar a rede social mais utilizada por brasileiros para dar visibilidade as suas empresas e ampliar mercados. A empresa terá um estande no espaço “Tecnologia que Transforma” e vai atender os empreendedores interessados em se posicionar no mundo digital.

Já o Google, através do programa Conecte seu Negócio, vai ajudar micro e pequenas empresas a criar o seu primeiro site de maneira simples e rápida. Durante os quatro dias do evento, os empresários serão orientados sobre a criação de domínios, além de terem seus sites com hospedagem grátis por um ano. O Conecte seu Negócio possibilita ainda que empresários experimentem o programa de publicidade AdWords, que tem por objetivo promover a empresas em seus resultados de busca.

O projeto Primeiro E-commerce, fruto da parceira entre Sebrae e o Mercado Livre, vai oferecer aos empreendedores a criação simples e gratuita de do seu primeiro e-commerce ( loja virtual) para micro e pequenas empresas. Com a iniciativa, o empresário terá a oportunidade de inserir seus produtos no maior site de compras do país e de ampliar seu negócio em âmbito nacional.

Startups e Demo Day

As empresas de base tecnológica, as startups, terão uma área especial na Feira do Empreendedor. O espaço será voltado ao empreendedorismo e à inovação, com uma oportunidade para que jovens empresários e empreendedores paraibanos apresentem ideias inovadoras e projetos para jurados e investidores. No espaço também haverá capacitação, suporte financeiro e networking.

No dia 18 (domingo), será realizado o primeiro Demo Day do Estado, um evento composto por palestras, pitchs (apresentações para investidores com duração de três a cinco minutos) e painéis de debates sobre modelos de negócios, investimentos e empreendedorismo. As inscrições e submissões de projetos para participar do evento devem ser feitas no Sebrae.

Como chegar
Para facilitar o acesso ao Centro de Convenções, durante os dias da Feira, haverá ônibus extras. A Linha 507 (Cabo Branco) irá até o Centro de Convenções até as 23h. Dois ônibus extra atenderão a Zona Sul, saindo às 13h30 e 17h30 do Mercado de Mangabeira, Praça da Paz, Campo do Valentina e Avenida principal do bairro. No local, haverá um amplo estacionamento para carros, ônibus das caravanas e bicicletas.

Fique atento à programação
A extensa programação da Feira do Empreendedor pode ser acessada no site do evento (www.feiradoempreendedorpb.com.br). Confira a seguir alguns destaques:

– Tiago Mattos
Dia 15 – 19h30 – Espaço Educação – Auditório
“A inovação e as pessoas como processo de transformação”
Pós-graduado em Futurismo na Singularity University (SU), localizada no Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos). Com apoio da Nasa e do Google, Tiago faz parte do seleto grupo de empreendedores formados pela instituição capaz de propor soluções para os grandes desafios da humanidade

– Paulo Borges
Dia 15 – 20h – Espaço Economia Criativa – Sala 2
“O Empreendedorismo que Transforma”
Criador da São Paulo Fashion Week (SPFW), Paulo Borges entrou no mundo da moda na década de 80, na Vogue Brasil. No início dos anos 90, produziu desfiles para estilistas brasileiros e transformou os eventos de moda em grandes acontecimentos nacionais.

– Raphael Vasconcelos
Dia 16 – 19h – Espaço Educação – Auditório
“A criatividade e Inovação em comunicação”
Diretor do Facebook Creative Shop para a América Latina, responsável por auxiliar agências e clientes a desenvolver estratégias para a rede social no Brasil. Trabalha há 15 anos com mídia interativa, foi VP Executivo de Criação na Agência Click Isobar, jurado nos principais festivais do mundo e realizou os primeiros eventos do TED no Brasil.

– Lala Deheinzelin
Dia 17 – 17h – Espaço Economia Criativa – Sala 1
Palestra “Ciclo Exponencial da Abundância: oportunidades para empreender”
Dia 18 – 15h – Espaço Economia Criativa – Sala 2
“Criando Empresa Criativas e Colaborativas”
Uma das pioneiras da economia criativa no Brasil e pioneira na relação economia criativa com redes e sustentabilidade no mundo. Com atuação nas artes cênicas, cinema e televisão, passou por corporações, terceiro setor, governos locais e instituições de fomento, organismos multilaterais e redes colaborativas.

– Encontro de Empreendedorismo
Dia 17 – 19h – Espaço Educação – Auditório
“O Empreendedorismo que transforma – como pessoas comuns se tornam extraordinárias”
com os palestrantes Ana Tikhomiroff, Beto Chaves e Fábio Fernandes.

– Seminário “Inovação e Competitividade nos Pequenos Negócios”
Dia 15 – 19h – Espaço Inovação que Transforma
Palestra do consultor Ari D’Lima, que irá apresentar uma avaliação da competitividade e inovação dos pequenos negócios paraibanos e painel empresarial com três empresas paraibanas.

– Seminário “Práticas Sustentáveis que fazem a diferença”
Dia 17 – 14h – Espaço Educação – Auditório
Palestra de Rita Patussi, engenheira civil, com especialidade em Gestão de Responsabilidade Social e Preservação e Conservação de Patrimônio Histórico Cultural, com o tema “Desafios e benefícios que a gestão de responsabilidade social propicia as micro e pequenas empresas”. Painel temático com a apresentação de casos de sucessos.

– Entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor
Dia 15 – 17h – Espaço Educação – Auditório
Os prefeitos que colaboraram para o crescimento econômico e social de suas cidades, através de políticas públicas de incentivo aso pequenos negócios serão premiados pelo Sebrae. Estão concorrendo ao prêmio 55 projetos de 38 municípios paraibanos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.