Paraíba

Colaboradoras do Hospital Unimed aderem à campanha de doação de cabelos

Fios de Alegria


02/05/2014

As colaboradoras do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley aderiram à campanha de doação de cabelos, promovida pela Organização Não-Governamental Fios da Alegria. A ideia é incentivar as mulheres a cortarem os cabelos, que servirão para a confecção de perucas destinadas às pessoas em tratamento. Ajudar a quem ama, principalmente em momentos difíceis, faz com que as pessoas tomem atitudes diferenciadas.

É o caso das amigas Rafaela Fernandes e Luciene Mônica colaboradoras do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley. Rafaela, que conservava o cabelo grande desde a adolescência, cortou o máximo que podia para que o seu cabelo se transformasse em uma peruca para a amiga Luciene, que luta contra um câncer.

Rafaela Fernandes disse que acompanhar de perto o diagnóstico e tratamento de uma amiga passando por um momento difícil a motivou a cortar o cabelo. “Para mim, isso ajudaria de alguma forma a levantar autoestima dela”, comentou.

A jovem alegre e de sorriso fácil conta que desde a adolescência mantinha o cabelo longo e nunca usou um corte tão curto. “Confesso que da última vez que cortei – e não foi muito – fiquei um tempo triste e arrependida, mas dessa vez foi diferente. A sensação foi outra e faria tudo novamente”, disse.

Para Rafaela Fernandes, o que pesou foi o fato de que o diagnóstico do câncer pode chegar para qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. “De uma hora para outra nos deparamos com a situação de ficar sem os nossos cabelos. Então por que não fazer isto de outra forma? Por que não ajudar no momento em que estamos bem? Com toda certeza, fiquei melhor ainda depois que senti que ajudei alguém e principalmente uma pessoal tão especial pra mim”, disse.

Luciene Mônica, que mandou fazer uma peruca com o cabelo que ganhou da amiga, disse que tem dois grandes sentimentos quando lembra da doação: gratidão e emoção. “Sou grata por ela ter doado, sou grata pela amizade dela, porque ela fez a doação para não me ver triste. E também fico muito emocionada, por saber que neste mundo de tanto egoísmo ainda existe gente que pensa no bem do outro”, disse.

“Estou me reinventando para passar por este momento. Na minha peruca tem cabelo de Rafaela e da filha de uma outra colega de trabalho. Ganhei o cabelo, mas a montagem da peruca eu paguei. Não é barato, por isso acho essa campanha para a doação de cabelo muito importante. Quando terminar meu tratamento e não precisar mais de peruca, vou doar a minha para que uma pessoa se sinta bem como estou me sentindo”, disse Luciene.

Mas não só Rafaela se desfez dos cabelos para ajudar outra pessoa. Várias colaboradoras do Hospital Unimed estão se unindo em solidariedade para ajudar mulheres e crianças que estão passando pelo tratamento do câncer. Adriana Gomes de Oliveira, do setor de obstetrícia, vai cortar o cabelo. “Penso que se cada um fizer um pouco, podermos fazer a diferença na vida dessas pessoas”, disse.

Rosilene Linhares de Souza já tinha vontade de cortar o cabelo, mas faltava coragem de usar um cabelo curto, depois de tantos anos com os fios longos. “A campanha me fez ter coragem de cortar. Acho que a peruca feita com o meu cabelo vai ajudar, vai ficar boa, porque era um cabelo bem tratado, com muito volume e doei 20 cm”, disse.
“Cortei 18 cm. Já estava querendo cortar, mas estava sem coragem e a campanha me incentivou. Tive coragem porque sei que alguém vai ficar feliz”, comentou Isis Evans Barreto, que trabalha no setor de telefonia do Hospital.

Como doar

Quem quiser doar o cabelo poderá ir até o Hospital Napoleão Laureano no dia 12 de maio, das 8h às 18h. Lá, cabeleireiros profissionais e voluntários farão o corte de cabelo. Quem não puder ir até o local, poderá cortar o cabelo e enviar para a Casa de Apoio ao Portador de Câncer, localizada na Rua 12 de outubro, 858, Jaguaribe.

Para doar, é preciso pelo menos 10cm de cabelo, que precisa estar limpo e seco, preso por um elástico e embalado em um saco plástico. Cabelos lisos, cacheados, com ou sem química podem ser doados.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.