Artes

Hoje tem Cabruêra e filmes ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ e “República di Mininu

Penúltimo dia


12/04/2014

O Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport) chega neste sábado, 12, no seu penúltimo dia cheio de atrações. Entre as mais esperadas estão as estreias paraibanas de “Bodas de Aruanda”, filme de Chico Sales, e o filme “Bat-Guano”, de Tavinho Teixeira. Além destas estreias, há ainda a exibição do premiado “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro e do filme “Repúbica di Mininus”, de Flora Gomes.

{arquivo}A primeira sessão deste sábado começa assim que se abrirem os portões, às 16h, com o filme que recebeu o Troféu de Melhor Documentário, “E Agora?Lembra-me?”, do português Joaquim Pinto. O filme conta a história do próprio realizador que convive há 20 anos com o HIV. A sessão promete. A exibição será na Sala Vladimir Carvalho.

Às 17, na Tenda Andorinha, mais uma Sessão de Guimarães Capital da Cultura com o filme “Memórias do Cárcere”, de Tiago Afonso. O longa foi construído a partir de filmes feitos pelos reclusos da prisão de Guimarães. Na Sala Vladimir Carvalho, às 19h o filme vencedor do Troféu de Melhor Edição e Direção, “Tabu”, de Miguel Gomes.

{arquivo}No mesmo horário na Tenda Andorinha será a vez da exibição do aguardado filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro. O filme foi feito após o sucesso estrondoso de um curta e ganhou prêmio no Festival de Berlim deste ano. A história conta a iniciação amorosa de um garoto com deficiência visual que se descobre homossexual.

Às 19h30 na Livraria da Usina Cultural Energisa será feito o lançamento da HQ da Revista Sanitário, do Coletivo WC One Hit Wonders, de Igor Tadeu.

Na Sala Vladimir Carvalho às 21h será exibido o média metragem de Rodrigo Areias, 1960. O filme refaz o diário de viagem em super 8, a partir do Diário de Bordo do famoso arquiteto Fernando Távora, no ano de 1960.
Às 21h, na Tenda Andorinha, duas estreias paraibanas. O filme “Bodas de Aruanda”, de Chico Sales que conta a construção da religiosidade afro-brasileira na Paraíba a partir das atividades do Centro Espírita de Umbada Pai Tertuliano. E o filme “Bat-Guano”, de Tavinho Teixeira que retrata a decadência de dois super-heróis das histórias em quadrinho, Batman e Robin.

Na Sala Vladimir Carvalho às 22h o último filme da noite “República Di Mininus”, do angolano Flora Gomes. O filme conta a história hipotética de um país abandonado pelos adultos onde as crianças assumem a direção. O longa conta com a atuação do ator norte-americano Danny Glover.

A noite se encerra com o show da Cabruêra, às 23h que promete esquentar a plateia revivendo os 15 anos da banda, com ênfase no lançamento do último disco: Nordeste Oculto.

Confira abaixo programação completa:

16h00
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Troféu Andorinha Documentário
Melhor Filme – Joaquim Pinto
Duração 180 minutos

17h00
Tenda Andorinha
Sessão Guimarães Capital da Cultura
Memórias do Cárcere, de Tiago Afonso
Duração 90 minutos

19h00
Sala Vladimir Carvalho
Melhor Edição – Telmo Chamurro e Miguel Gomes
Melhor Diretor – Miguel Gomes
Tabu, de Miguel Gomes
Duração 118 minutos

19h00
Tenda Andorinha
Sessão Cinema Contemporâneo Brasil
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro
Duração 96 minutos
*Melhor filme da Sessão Panorama e vencedor do Troféu Teddy do Festival
de Berlim.

19h30
Livraria da Usina Cultural Energisa
Lançamento do HQ da Revista Sanitário, do Coletivo WC One Hit Wonders, de Igor Tadeu.

21h00
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Guimarães Capital da Cultura da Europa
1960, de Rodrigo Areias
Duração 60 minutos

20h45
Tenda Andorinha
Estréias do Cinema Paraíbano
Bodas de Aruanda, de Chico Sales
Duração 26 minutos

Bat-Guano, de Tavinho Teixeira
Duração 95 minutos

22h00
Sala Vladimir Carvalho
Sala Cinema Contemporâneo Português
República di Mininus, de Flora Gomes
Duração 85 minutos

22h30
Tenda Música
Show
Cabruêra (PB)



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //