Economia & Negócios

Turismo na Copa do Mundo deve impulsionar a economia

Copa do Mundo


09/04/2014

Todos os anos o Brasil recebe milhares de turistas que desfrutam das belezas do país, da cultura, da culinária, dos costumes e tradições características de cada estado. Em 2014, a expectativa é que essas visitas aumentem consideravelmente e impulsionem a economia nacional, tendo em vista a realização da Copa do Mundo, que tem início no próximo mês de junho.

De acordo com uma pesquisa divulgada esta semana pelo Ministério do Turismo e realizada pela Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a expectativa é que o evento gere cerca de R$30 bilhões. Este valor equivale a três vezes mais do que foi gerado na Copa das Confederações, que acresceu R$9,7 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) do país.

A estimativa é referente a toda a arrecadação nacional durante o período dos jogos, principalmente nas capitais que sediarão a competição. No entanto, os outros estados, sobretudo os de localização estratégica como a Paraíba, também poderão contribuir para o crescimento da economia nacional, já que o turismo ficará intenso e o todo o país receberá visitantes.

Segundo o presidente da Abrasel-PB, Marcos Mozzini, a Paraíba está preparando os seus profissionais para receber os turistas com mais qualidade e conforto. “Estamos empenhados em fazer o melhor para que este evento seja um grande sucesso, pois, mesmo o nosso estado não sendo uma das sedes, estamos em uma localização estratégica. Isso provocará uma reação em cadeia perante todo o turismo de eventos nacionais e internacionais, já que atenderemos os turistas de diversos lugares”, afirma.

A expectativa é que o fluxo de turistas aumente não só na capital, mas em todo o estado e, principalmente, em toda a faixa litorânea, já que a Paraíba também é conhecida pela beleza de suas praias. Um dos destaques é a região do Litoral Norte que reúne diversas praias e atrativos turísticos que revelam a história local.

Em pleno desenvolvimento, o turismo da região deve ser impulsionado nos próximos anos, após a chegada do estaleiro de reparos de navios, em Lucena, e a construção da ponte que ligará o município à cidade de Cabedelo. A obra estruturante vai proporcionar desenvolvimento para todo o Litoral Norte do estado, garantindo acesso facilitado para a capital e toda a região litorânea. “É um importante projeto para o desenvolvimento do turismo e que vai gerar muitas oportunidades de emprego e renda nos municípios da região”, explica Selmo Lima, presidente da Associação Amigos do Litoral Norte.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.