Paraíba

Hospital Unimed completa 15 anos com homenagens e mudança de nome

Mudança


08/04/2014



Em uma noite festiva e de muita emoção foi comemorado o aniversário de 15 anos de fundação do Hospital Unimed João Pessoa – que agora passa a se chamar Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley. A celebração aconteceu no auditório do Hospital, onde foram homenageados médicos que realizaram procedimentos pioneiros e também a família do oftalmologista que passou a dar nome à instituição.

 

Durante a solenidade, o presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno Pimentel, disse que homenagear Alberto Urquiza Wanderley, dando o seu nome ao hospital da Cooperativa é um ato de reconhecimento e justiça. "Ele se doou integralmente à criação da Cooperativa. Essa é uma homenagem justa e necessária, por causa do legado que ele nos deixou", ressaltou.

 

Alexandre Magno agradeceu ainda pela dedicação de todos os médicos plantonistas, cooperados e colaboradores do Hospital pela dedicação ao trabalho. "Temos um lema, que é cumprido, de ética, transparência, qualidade e respeito pelo usuário. Este é um ensinamento deixado por Alberto Urquiza. Ele é também a solução para todos os nossos problemas, pois basta lembrar dos ensinamentos deixados por ele para encontrar a solução", comentou.

 

Para o diretor geral do Hospital, Vinicius Formiga, dar um novo nome à instituição não é apenas homenagear, mas buscar na história de vida de Alberto Urquiza Wanderley a inspiração para o trabalho. “Eu me sinto lisonjeado em fazer parte desse momento histórico, mas sei que temos a responsabilidade, o dever e o compromisso de proporcionar uma assistência de qualidade, humanizada e com responsabilidade socioambiental", disse.

 

"Em 15 anos tivemos muitas alegrias em salvar e recuperar inúmeras vidas, mas também tristezas com as que perdemos. Propiciamos qualidade e condições que engrandeceram a medicina paraibana. Tivemos o parto dos quíntuplos, somos pioneiros nos transplantes de fígado e coração e nos implantes cocleares. Esses procedimentos nos consolidaram como referência. Somos hoje uma necessidade indispensável. Lembro que não estaríamos aqui se não fosse pela visão de futuro e coragem de Wilson Ribeiro de Morares, idealizador desse projeto. Projeto este, acompanhado e executado por Paulo Roberto da Nóbrega, que fez do canteiro de obras a sua residência", comentou Vinícius Formiga.

O diretor Financeiro da Unimed João Pessoa, Demóstenes Cunha Lima, começou o seu discurso homenageando o cliente Unimed, e agradecendo pela confiança. "Fui testemunha da gestação deste hospital. E vejo nos números a estratégia que deu certo. Eram 102 mil clientes, hoje são 132 mil. Eram mil cooperados, hoje são 1600. Somos exportadores de serviços, clientes de outras Unimeds vêm ser atendidos aqui e isso acontece pela estrutura, equipamentos e aos profissionais que aqui temos", comemorou.

Ana Teresa Wanderley, viúva de Alberto Urquiza, lembrou que acompanhou de perto todo o empenho dele para a criação da Cooperativa. "Essa homenagem é de uma generosidade, de uma grandeza de alma que me deixa encantada. A emoção por essa homenagem é grande demais, não consigo nem descrever. Eu não esperava uma homenagem como esta, até porque sempre pensei que ‘Rei morto é rei posto’, mas na realidade eles estão revivendo todo esse trabalho, toda essa riqueza que meu marido realmente construiu”.

Homenagens

A família de Alberto Urquiza Wanderley (esposa e três filhas) recebeu a primeira estatueta do troféu que leva o seu nome. Foi entregue também uma réplica da placa descerrada na noite de segunda, com o novo nome do Hospital.

 

Médicos cooperados foram homenageados pelo comprometimento e pioneirismo de seu trabalho, que ajudou a consolidar o Hospital como uma empresa competitiva e respeitada. A comenda de honra ao mérito foi entregue a cinco médicos, representando todos os demais cooperados e plantonistas. Cássio Virgílio Cavalcante de Oliveira, responsável pela realização do primeiro transplante de fígado da Paraíba; Marcos Alexandre da Franca Pereira, responsável pela realização do primeiro implante coclear; Maurílio Onofre Deininger, responsável pelo primeiro transplante cardíaco; Wanicleide Leite Fagundes, responsável pela cirurgia de nascimento dos quíntuplos; Edivaldo Pinheiro do Egypto, representando o corpo clínico do Hospital.

 

O médico cooperado e diácono, José Gomes Batista, realizou a benção que oficializou a mudança do nome da instituição, logo depois do descerramento da placa.

Investimentos

Diversos investimentos estão previstos para o Hospital Unimed em 2014. Entre eles, a implantação do serviço próprio de oncologia no terceiro andar da instituição. A quantidade de leitos e de pessoas que poderão ser atendidas ainda está sendo definida, mas a previsão é que o novo serviço comece a funcionar no início do segundo semestre.

Os investimentos incluem, ainda, o aumento no número de leitos e a disponibilização de profissionais de fonoaudiologia e odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), reforma e ampliação das suítes, aquisição de novas ambulâncias e a compra de um aparelho de ressonância magnética para o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

Um dos projetos já em pleno andamento é a mudança no sistema de ar-condicionado – a primeira de grandes proporções nestes 15 anos. A obra envolve uma série de ações de modernização e readequação de instalações.

 

Outra novidade é que, a partir deste mês, o Hospital passará a atender, exclusivamente, as pessoas que têm plano Unimed. A finalidade é garantir maior disponibilidade de leitos aos clientes da Cooperativa. De acordo com a diretoria, a exclusividade de atendimento era uma antiga reivindicação.

Estrutura completa

Inaugurado no dia 7 de abril de 1999, o Hospital Unimed é referência em procedimentos de alta complexidade. Desde a fundação, tem possibilitado fatos inéditos na medicina da Paraíba, como o nascimento dos quíntuplos, em 2003, e os transplantes de coração e de fígado, em 2004. O pioneirismo foi confirmado no dia 14 de março, quando o Hospital possibilitou a realização da primeira cirurgia cardíaca por vídeo da Paraíba.

 

A instituição conta com 227 leitos. A estrutura inclui, também, maternidade; Centro de Terapia Intensiva (CTI), com seis UTIs (Neonatal, Pediátrica, Adulto Geral, Adulto Clínica, Pós-Operatória e Coronariana); Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI); moderno Centro Cirúrgico, que dispõe da única Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (U.R.P.A.) da rede hospitalar privada de João Pessoa; serviço de cardiologia; setor de urgência e emergência; entre outros serviços.

 

A equipe de profissionais é formada por, aproximadamente, 1400 funcionários (administrativos e assistenciais) e cerca de 500 médicos plantonistas. Os funcionários passam permanentemente por treinamentos com a finalidade de aperfeiçoar o atendimento. Entre os médicos, estão alguns dos maiores especialistas do Estado.

 

Associado à estrutura de ponta e à equipe de profissionais, é desenvolvido um programa de humanização. O Hospital Unimed também investe, permanentemente, em qualidade. Ele é o primeiro e único da rede privada da Paraíba a contar com a Acreditação, um selo de qualidade voltado para a rede hospitalar.

Alberto Urquiza Wanderley

O oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, falecido em agosto de 1987, liderou o grupo de médicos que fundou a Unimed João Pessoa em 1971. Depois de ler um artigo na revista “O Médico Moderno”, que contava a experiência de uma cooperativa médica criada em Santos (SP), Urquiza passou a alimentar a ideia de seguir o exemplo em João Pessoa. Encontrou várias dificuldades. Uma delas foi convencer os médicos pessoenses e reunir o número mínimo de profissionais exigidos para fundar uma cooperativa. Mas, em 16 de dezembro de 1971, a Unimed JP foi fundada com 106 médicos cooperados. Alberto Urquiza foi primeiro presidente (1971 a 1974) e dirigiu a Cooperativa em mais duas gestões (1974-1976 e 1982-1984).

 

A vocação para a liderança era uma característica forte em Alberto Urquiza Wanderley. Em pouco tempo, ele conseguiu viabilizar e tornar irreversível o crescimento da Unimed João Pessoa. Além disso, criou condições para iniciar um ousado projeto de expansão regional. Dessa forma, contribuiu para a fundação das Unimeds de Recife e de Campina Grande. Dado mais esse passo, ajudou a fundar a Federação das Unimeds do Nordeste, da qual foi primeiro presidente.

 

Alberto Urquiza Wanderley nasceu em Patos, no Sertão da Paraíba. Formou-se em oftalmologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fez residência médica no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro. Também foi proprietário rural e dirigiu por muitos anos a Cooperativa Agrícola Mista de Patos (Campal).

 

Pelo empreendedorismo, profissionalismo e espírito conciliador, Urquiza é lembrado com respeito pelas pessoas que conviveram com ele. Mesmo quem não o conheceu pode ter ideia do que representou para a Paraíba. Basta olhar para a grandiosidade da Unimed João Pessoa, que gerou frutos como o Hospital Unimed.

Números

Os números do Hospital Unimed JP são todos expressivos e refletem a grandiosidade da instituição. Confira alguns abaixo, referentes ao período entre 7 de abril de 1999 (data da fundação) e 31 de dezembro de 2013:

– 1.575.404 atendimentos

O número inclui:

– 435.163 exames no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI)

– 122.644 cirurgias

– 18.505 partos, o que corresponde a 10,85% de todos os nascidos vivos na Capital.

– 92 transplantes (coração, fígado e rim)



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.