Paraíba

MPPB e UEPB estudam parceria para elaboração de laudos técnicos

Parceria


08/04/2014



Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniram, nesta segunda-feira, 7, para discutir a formalização de um acordo de parceria entre as instituições, que consiste na confecção de laudos técnicos que ajudem ao órgão ministerial a dar resolutividade às demandas sociais da população e que, por outro lado, sirvam de produto de conhecimento para a instituição de ensino superior.

Participaram da reunião que aconteceu na Reitoria da UEPB, em Campina Grande, o reitor Rangel Júnior, o procurador-geral de Justiça Bertrand Asfora, o promotor Carlos Romero Lauria Paulo Neto, secretário-geral, e do diretor administrativo do MPPB, Marcos Vinícius Ferreira Cesário, o vice-reitor Ethom Barbosa, a pró-reitora de pós-graduação, Maria José Lima, o procurador Ebenezer Pernambucano e o professor Misael Morais.

Ao explicar os motivos pelos quais o levaram a propor a parceria com a UEPB, o procurador-geral Bertrand Asfora lembrou que as demandas sociais que diariamente chegam ao MPPB são as mais diversificadas possíveis, a exemplo das questões ambientais, dos resíduos sólidos, dos abatedouros clandestinos de animais e até do uso da água.

Bertrand Asfora acrescentou que, para o Ministério Público lograr mais êxito em suas ações judiciais, é preciso dispor de laudos técnicos à altura da necessidade que cada caso requer. “Portanto, não tenho dúvida de que a UEPB, por intermédio de seus qualificados professores, poderá dar importante ajuda à nossa instituição no que se refere a solucionar os problemas da população", pontuou o procurador-geral de Justiça”.

Simpático à proposta ministerial, o reitor Rangel Júnior concordou que uma parceria neste nível poderá servir, por outro lado, de produto de conhecimento para a própria Universidade Estadual da Paraíba, notadamente no que se refere ao aprendizado e ao estímulo à pesquisa para os seus próprios estudantes.

Diante da complexidade do assunto e com o propósito de expandir a área de ação a ser alcançada por meio dessa parceria, as parte envolvidas já marcaram para a próxima quarta-feira, dia 9, a próxima reunião, que desta vez acontecerá na sede do Ministério Público em Campina Grande. Ficou definido que, nesse novo encontro, o MPPB e a UEPB já vão apresentar um esboço do conteúdo que vai nortear essa acordo de cooperação técnica, para que seja posto em prática o mais breve possível.

No dia 18 de março, o reitor Rangel Júnior e o procurador Bertrand Asfora já haviam discutido sobre o assunto, quando o mandatário da UEPB fez uma visita de cortesia à Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.