Economia & Negócios

Prefeito libera R$ 1 mi e entrega veículos para o ‘Territórios Empreendedores’

Banco Cidadão


02/04/2014

A obtenção de crédito para abertura ou ampliação de micronegócios vai ficar ainda mais fácil para a população de João Pessoa. Isso será possível com a implantação do programa Territórios Empreendedores, que vai percorrer 26 comunidades da Capital aproximando a população dos serviços oferecidos pelo Banco Cidadão. Na manhã desta quarta-feira (2), o prefeito entregou um micro-ônibus e dois automóveis, que vão compor a caravana do programa. Na ocasião, ele ainda realizou a liberação de mais de R$ 1 milhão em crédito, beneficiando 297 microempreendedores.

 

O prefeito Luciano Cartaxo afirmou que a Prefeitura tem desenvolvido um projeto audacioso com o objetivo de garantir que toda família tenha uma renda garantida ao fim do mês. “Temos ajudado muitos empreendores, mas muita gente não tem condições, tempo ou mesmo às informações necessárias para ir até a Secretaria de Trabalho e procurar este serviço. Mas elas são pessoas que possuem um espírito empreendedor e nós precisávamos chegar até elas. Nós temos os recursos e queríamos levá-los a quem mais precisa. Isso vai ser possível a partir de agora”, ressaltou.

 

De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, este é um momento decisivo na política econômica da cidade. “Este é o momento em que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai até o cidadão com uma política de geração de renda bem definida e que vai proporcionar uma grande revolução. Vamos injetar recursos nas comunidades e fazer com que o dinheiro circule em cada setor da cidade. Com este movimento damos início a uma grande cadeia de desenvolvimento em João Pessoa”, avaliou.

 

Facilidade – A esteticista Zeneide Ferreira foi uma das beneficiadas e já tem tudo planejado para ampliar o seu negócio. “Tenho o meu cantinho de manicure e agora vou criar o espaço para depilação. Quero comprar novos equipamentos e melhorar a estrutura para minhas clientes, com ventilador, televisão e cadeiras confortáveis”, explicou. De acordo com ela, a reforma não seria possível sem o Banco Cidadão. “Não teria como fazer nada disso sem o crédito e foi ótimo porque as condições de pagamento são muito boas e vou pagar sem comprometer meu orçamento”, destacou.

 

O empreendedor José Torres foi um dos que obtiveram crédito pela linha Superação. Ele é dono de uma lanchonete no bairro de Mangabeira e pretende trocar o freezer e comprar uma máquina para fazer caldo de cana. “Sempre quis fazer um empréstimo, mas nunca tive coragem de procurar um banco por saber que nunca teria condição de pagar. Mas aí eu conheci o Banco Cidadão e o empréstimo deu certo”, contou.

 

Territórios Empreendedores – Com a implantação do programa Territórios Empreendedores, os interessados poderão ter acesso, na própria comunidade, a todas as etapas do processo de liberação de recursos, que são a inscrição, a capacitação, a realização do plano de negócios e a aprovação do crédito. A caravana ainda vai contar com a presença do Sine-JP, que vai levar o serviço de cadastramento para orientação de vagas de emprego, atendendo à população que não procurar abrir o próprio negócio.

 

A vocação empreendedora, no entanto, já é muito presente, e deve ganhar ainda mais espaço com a aproximação entre o Banco Cidadão e a população. De acordo com os técnicos da Secretaria do Trabalho, que realizaram pesquisa de diagnóstico nas comunidades, as principais atividades produtivas contatadas estão nos setores de comércio e serviços, destacando-se as atividades relacionadas à alimentação, vestuário, estética e moda.

 

Veículos – Além do ônibus do programa Territórios Empreendedores, o Banco Cidadão também contará com dois automóveis Fiat Doblô para fazer o acompanhamento dos planos de negócios dos contemplados com os empréstimos, que foram entregues pelo prefeito Luciano Cartaxo.

 

Conheça as comunidades que receberão a visita do programa nesta primeira etapa:

 

– Timbó, no bairro dos Bancários

– Tito Silva, no bairro Miramar

– Mata do Buraquinho, no bairro do Rangel

– Vila Japonesa, no bairro Jardim Treze de Maio,

– Saturnino de Brito, no bairro de Cruz das Armas

– São Rafael, no bairro Castelo Branco



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.