Eventos

Fuba lembra fundação do bloco e critica horário para término da folia

às 2h da madrugada


25/02/2014



O vereador Fuba (PT), um dos fundadores do “Muriçocas do Miramar”, o maior bloco pré-carnavalesco da Paraíba durante entrevista, falou sobre a história do bloco e enfatizou sua importância na consolidação do “Folia de Rua”, projeto que organizou a folia do pré-Carnaval em João Pessoa.

“João Pessoa não tinha Carnaval. Após o encerramento dos corsos [desfiles de carros ornamentados] e do Carnaval de clubes como Iate, Jangada, Astréa e Cabo Branco, nossa cidade ficou sem folia, e então surgiu uma vontade que estava no inconsciente coletivo, de voltar a brincar o Carnaval na rua. Começava, assim, o ‘Muriçocas do Miramar’, e, depois, começaram a surgir outros pequenos grupos dentro das Muriçocas, os quais se transformaram em outros grandes blocos de nossa cidade. Assim começou o ‘Folia de Rua’, que organizou nosso pré-Carnaval e agora se consolida com a criação da ‘Via Folia’, que vai permitir uma passarela comum para os principais blocos da cidade”, comentou o vereador.

Segundo Fuba, a “Via Folia”, no cruzamento entre as Avenidas Epitácio Pessoa e Tito Silva, vai possibilitar uma maior participação da iniciativa privada no projeto “Folia de Rua”, já que os patrocinadores terão mais visibilidade com um percurso por onde os principais blocos vão passar e levar os foliões. O vereador fez questão de enfatizar que o projeto traz muitos recursos para a cidade, garantindo o desenvolvimento do comércio e da área hoteleira, entre outras, já que a cidade está lotada de turistas para prestigiar o evento.

O parlamentar ainda comentou que houve um entrave na realização do evento porque os 41 blocos do “Folia de Rua” terão que desligar seus trios elétricos às 2h da madrugada, com uma tolerância de meia-hora para dispersar os foliões. De acordo com o vereador, essa decisão inviabilizou maiores investimentos de patrocinadores no evento.

“Nenhum patrocinador nacional vai querer investir em um evento que tem horário para acabar. Durante a reunião no Ministério Público da Paraíba (MPPB), houve uma discussão inócua sobre o contingente da Polícia Militar só poder trabalhar até 1h da manhã. Em qualquer cidade do Brasil adapta-se a polícia aos eventos, e não o contrário, como está acontecendo aqui”, afirmou.

O vereador também fez questão de enfatizar que, neste ano, o bloco das “Muriçocas do Miramar” vai contar com um contingente de 1.200 homens da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da segurança privada. Ele anunciou as principais atrações deste ano: Lucy Alves, Carlinhos Brown, Fuba, Gracinha Teles e Maiara Gonçalves. Ao todo, na programação, haverá 20 atrações, oito palcos com orquestras e bandas diversas e 10 trios elétricos.

“Acorde Miramar”

Fuba também falou sobre o bloco “Acorde Miramar”, que ganha as ruas do bairro de Miramar, na Capital, a partir das 23h59, um minuto antes da meia-noite, para acordar os moradores da localidade para a “Quarta-feira de Fogo”, o dia do desfile do bloco das “Muriçocas do Miramar”. “Há 21 anos tivemos a ideia de fazer uma serenata para anunciar a chegada da ‘Quarta-feira de Fogo’, que é o dia das ‘Muriçocas’. Circulamos por todo o bairro com orquestras e grupos de cultura popular espalhando o espírito da alegria do Carnaval”, explicou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.